sábado, 9 de fevereiro de 2002

Os primeiros anos de Jesus

            Inúmeros leitores entraram em contato conosco solicitando mais informações sobre os acontecimentos que sucederam após o nascimento de Jesus. Vamos lá. 
Dados imprecisos – Os Evangelhos e a História não nos fornecem dados precisos sobre a cronologia dos fatos.  Tomando por base as poucas informações que dispomos, somos obrigados a fazer algumas suposições para criar a seqüência lógica dos fatos. 
Nascimento – Como já escrevemos em vários artigos, a data mais aceita para o nascimento de Jesus é o final do ano –7 ou início do ano –6.  Se tomarmos “os pastores no campo” de Lc 2,8 como um fato real, seria um indicativo do nascimento durante o verão (quando existe pasto, a temperatura é amena, permitindo que os pastores permaneçam durante a noite no campo), ou seja, agosto ou setembro do ano –7 (mais provável). 
Tradições judaicas – Cumprindo a Lei judaica, oito dias após o nascimento o menino foi circuncidado (Lv 12,3), recebendo o nome de Jesus (Lc 2,21).  Passados 40 dias do nascimento, a mãe e o menino foram levados a Jerusalém para serem purificados.  Na verdade, a tradição judaica só indica a purificação da mãe (veja Lv 12,1-4).  Cumprindo a Lei (Ex 13,2.12.15) realizou-se a apresentação de Jesus ao Templo, oferecendo-se em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos. 
Visita dos Magos – O Evangelho de Mateus não fornece nenhuma informação sobre a época da visita dos magos.  Dois detalhes devem ser notados no texto de Mateus: os magos encontram Maria e Jesus numa casa (Mt 2,11), indicando que a Sagrada Família havia fixado residência em Belém; e Herodes manda matar todos os recém-nascidos masculinos de Belém de até dois anos de idade. 
Magos no presépio? – Estas informações contrariam a tradicional cena dos magos no presépio, logo após o nascimento. A informação de Mateus que Herodes mandou matar as crianças com até dois anos de idade faz supor que já havia passado mais de um ano do nascimento e, Herodes, por precaução, estabeleceu o prazo de dois anos. 
Ainda a visita – Estes fatos indicam que a visita dos magos não ocorreu logo após o nascimento, mas possivelmente, um ano ou mais depois.  Talvez até os magos tenham encontrado o menino Jesus correndo pela casa e balbuciando as primeiras palavras. 
Fuga para o Egito – A saída da Sagrada Família de Belém aconteceu após a partida dos magos (Mt 2,13).  Vamos supor este acontecimento no final do ano –6, com Jesus com mais de um ano de idade. 
Doença de Herodes – Dados históricos atestam que Herodes morreu no início de abril do ano –4, tendo permanecido desde o inverno de –5 a.C. afastado do governo, recolhido nas termas de Calliroe para tratamento de sua doença.  Um dos filhos de Herodes (Arquelau) tomou posse do governo da Judéia (uma das quatro partes do reino do pai, Lc 3,1) no verão do ano –4, época em que Jesus (ainda no Egito) tinha três anos. 
Volta do Egito – Mateus nos informa que, em razão das atrocidades praticadas por Arquelau (Mt 2,22), Maria e José decidiram não ir para a Judéia, mas fixar residência na Galiléia.  Estabelecendo-se um prazo de até um ano para a prática das atrocidades de Arquelau, podemos fixar a volta da Sagrada Família no final do ano –4 ou durante o ano –3, com Jesus com mais de 3 anos, talvez com 4 anos.  Maria, José e Jesus passaram a ter uma vida normal em Nazaré ....  bem, mas isto é assunto para a próxima semana.   

COMEMORAMOS ...
            ... em 6 de fevereiro o dia do Santo Pedro Batista. Nasceu na Espanha em 1545, foi missionário franciscano no México, Filipinas e Japão. Foi o líder dos cristãos no Japão, sendo morto no Martírio de Nagasaki (em 5 de fevereiro de 1597, 26 missionários e japoneses convertidos ao cristianismo foram crucificados na cidade de Nagasaki, Japão). Foi beatificado em 14/09/1627 e canonizado em 08/06/1862.  É o patrono do Japão. 

PESQUISA BÍBLICA

            Você sabe explicar como morreu Judas Iscariotes?  O Evangelista Mateus nos diz que ele enforcou-se (Mt 27,5), enquanto que Lucas informa que ele caiu num precipício (At 1,18-19).  O que teria acontecido com o traidor de Cristo? Os textos são incoerentes?  Quem está certo? Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia.  Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.