sábado, 20 de janeiro de 2001

A Formação dos Evangelhos: As Primeiras Comunidades Cristãs

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 20/01/2001



A Formação dos Evangelhos:

A partir desta semana iniciaremos um estudo sobre todos os acontecimentos que influíram na formação dos textos dos Evangelhos.

Parte 1 - As Primeiras Comunidades Cristãs

A Tradição Oral – Após a morte de Cristo (30 d.C.), os apóstolos passaram a pregar a mensagem e a formar a comunidade de crentes. Inicialmente a pregação se concentrou em Jerusalém, na Judéia, e em toda a Galiléia. Tudo era feito oralmente, baseando-se na força discursiva de Pedro e nos testemunhos dos apóstolos. Era a chamada Tradição Oral que se estendeu por um período de, pelo menos, 15 anos, sustentada pela memória dos apóstolos e discípulos.

A Mensagem – Todo o trabalho dos cristãos dessa época (antes de 50 d.C.) se resumia em proclamar uma mensagem muito simples, baseada na iminente segunda vinda do Senhor e instalação do Reino de Deus (a parúsia imediata). A certeza da volta gloriosa de Cristo tornava desnecessária qualquer preocupação em transcrever a mensagem de Jesus, pois eles estavam convencidos de sua presença física em breve. As palavras de Jesus em Mt 16, 28 são claras: "Eu vos garanto que alguns dos que aqui se encontram não morrerão antes de verem o Filho do Homem vir em seu reino", ou em Mt 24,34: "Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo aconteça."

Como viviam os cristãos? – O Livro dos Atos dos Apóstolos (At 2, 42-47) nos mostra um belo perfil, com base em uma divisão comunitária dos bens, reuniões participativas, orações e visitas diárias ao templo. Portanto, todas as tradições do judaísmo eram mantidas. Eusébius (no livro A História da Eclesiástica escrito no ano 315) nos informa que os quinze primeiros bispos da Igreja de Jerusalém eram circuncidados e continuavam guardando as tradições judaicas: dietas, liturgias das orações, guardavam os sábados, participavam das festas, inclusive a festa do Dia da Reconciliação (Expiação). Isto pode explicar uma harmonia entre judeus e a comunidade cristã. Portanto cristianismo nascia como um movimento dentro do judaísmo, muito provavelmente rejeitado (ou até desprezado) radicalmente pelos judeus.

Os inimigos – Os maiores opositores ao cristianismo eram os saduceus (nobres, que faziam uma interpretação conservadora, ao pé da letra, dos 5 primeiros livros da Bíblia) e os fariseus (cumpriam o judaísmo com idéias mais amplas, aceitando as tradições mais recentes). Os saduceus não acreditavam na ressurreição dos mortos e os fariseus, embora acreditassem na ressurreição, não acreditavam que Jesus fosse o Messias dos judeus.

As perseguições – No início aconteceram perseguições esporádicas contra os apóstolos, mas, com o passar dos anos os anciãos do Sinédrio começaram a ficar alarmados com a crescente influência dos apóstolos. A cura de um aleijado por Pedro e João nas portas do templo (At 3,7) e a pregação dos apóstolos tornaram os ânimos exaltados. O grupo dos saduceus que compunham o Sinédrio queriam prender os cristãos, com intenção de matá-los (At 5, 33).

Gamaliel – Um fariseu de tendência liberal chamado Gamaliel (mestre de Paulo), ilustre ancião do Sinédrio disse: "Não se preocupem com estes homens, e os soltem. Porque, se o projeto ou atividade deles é de origem humana, será destruído; mas, se vem de Deus, vocês não conseguirão aniquilá-los. Cuidado para não se meterem contra Deus" (At 5,38-39).

O maior incidente entre judeus e cristãos ocorreu com Estêvão ... (mas isso é assunto para a próxima semana)

Você sabia que ...

... Eusébius de Cesaréia viveu entre os anos de 260 e 340, sendo bispo de Cesaréia em 315 ? Escreveu o livro "A História da Eclesiástica, onde descreve os primeiros três séculos do cristianismo. Neste livro (Parte II, I, 1.4) ele cita, por várias vezes, que o grupo primitivo dos cristãos era composto de setenta pessoas. Se você quiser receber este livro na íntegra (em inglês), gratuitamente, solicite pelo E-mail.

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