sábado, 29 de janeiro de 2011

Os bem-aventurados

No Evangelho das missas deste domingo (Mt 5, 1-12) Jesus nos apresenta as bem-aventuranças. O Evangelista Mateus junta os ensinamentos de Jesus proferidos em vários momentos de sua pregação colocando-os num único discurso (fictício) que toma três capítulos do Evangelho (Mt 5-7). Vamos analisar o texto. 

Verdadeiro Apóstolo – O Sermão da Montanha nos apresenta um retrato das qualidades do verdadeiro discípulo, daquele que, no seguimento de Jesus, procura viver os valores do Reino de Deus. Basta uma leitura superficial para ver que a proposta de Jesus está na contramão da proposta da sociedade vigente – tanto a do tempo de Jesus, como a de hoje: o texto de Mateus deixa claro que o seguimento de Jesus exige uma mudança radical na nossa maneira de pensar e viver. 

"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” – Este versículo, especialmente, chama a atenção porque o verbo está no presente: o Reino já é dos pobres em espírito e dos perseguidos por causa da justiça. O Senhor promete a felicidade na bem-aventurança eterna e, ao mesmo tempo, já nesta vida (“deles é”, não diz “deles será”). As bem-aventuranças são o mais surpreendente código de felicidade e não se trata de uma felicidade qualquer: é uma felicidade incomparável, interior e profunda, embora ainda não possuída de modo perfeito e completo na vida terrena. 

Os Bem-aventurados – Viver as bem-aventuranças significa estar no mundo de uma maneira diferente: descobrir e implantar espaços de partilha onde se vive, onde os que choram possam sorrir no novo convívio fraterno. Mansamente, cativar os corações aproximando-os entre si. Acolher os que têm fome e sede de justiça, questionando a sociedade opressora, exploradora e excludente, empenhando-se na construção de uma nova sociedade, justa e fraterna. Com misericórdia e compaixão, libertar aqueles que têm a consciência carregada de culpa, injustamente moldada sob opressão.  

Cristãos – Os de coração puro são sensíveis a tudo que há de bom e digno nos irmãos, valorizando cada um, sem nenhuma discriminação. Os pacíficos se comprometem na construção de um mundo livre da ambição e da violência daqueles que, seduzidos pela acumulação de riquezas, fazem a guerra e tiram o alimento dos pobres, para transformá-lo em armas de destruição maciça.  

Comunhão – A prática libertadora do amor subverte a ordem dos poderosos e violentos. Quem assume essa prática fica sob a ameaça da perseguição e da difamação. E muitos foram os que tiveram a vida imolada por sua solidariedade com os empobrecidos, humilhados e explorados. Porém, a alegria de unir sua vida com a vida de todos, em comunhão com o Pai, é eterna. 

****
Pe. Jesus Bringas

Esta semana, a Igreja Triunfante se alegrou em receber um filho santo, que sempre buscou viver as bem-aventuranças e que se dedicou a anunciá-las. A Igreja Peregrina ficou sem um de seus mais bravos e entusiastas servidores: deixou-nos o Pe. Jesus, após um longo período de enfermidade e sofrimento, porém, sem nunca perder a fortaleza de espírito, a serenidade, testemunhando sua fé e eterno ardor missionário. Impossível não entristecer, mas possível entregar a tristeza a Deus, na firme certeza de que se completou a sua ressurreição. Reproduzimos a seguir as palavras do irmão do Pe. Jesus, Fernando Bringas, dirigidas a todos que o conheceram:  

Estamos todos muito tristes. Jesus se foi, consumou o seu batismo e agora temos mais um santo no céu com a qual nós temos uma "linha direta". Antes, ele nos empurrava com suas palavras e exemplos. A partir de agora vai puxar-nos [para sermos santos]. A fé nos diz que ele já é completamente feliz. Nós queríamos o melhor para ele. Não podemos nos abater. Vocês não podem imaginá-lo, lá em cima, com aquele sorriso de paz que sempre nos deu? Eu posso.

Queridos amigos, deixo-os, em meio a esses sentimentos de dor e esperança. É preciso olhar mais adiante, onde ele já está. Muitíssimo obrigado pelo muito que vocês amaram ao meu querido irmão. Deus vai lhes retribuir muito mais. Um abraço muito forte – Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário