sábado, 25 de novembro de 2000

Como era o rosto de Cristo ?

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 25/11/2000


Vimos nas semanas anteriores que Jesus Cristo viveu na Palestina entre os anos – 6 (ou –7 antes de nossa era) e abril do ano 30. Não apenas existem registros bíblicos, mas também históricos sobre sua vida na terra. Uma questão, porém, pode residir na cabeça dos cristãos: qual teria sido a aparência de Jesus?

A imagem mais comum de Jesus, é aquela representada nas obras de arte, ou seja, um homem moreno, alto, magro, de longos cabelos castanhos, olhos claros, barba (às vezes longa, etc.). O Santo Sudário confirma as mesmas características. Os Evangelhos não fazem qualquer referência ao biótipo de Jesus e, historicamente, também não existem documentos que descrevam a figura de Jesus.

Vamos citar um texto datado do século V, conhecido como Carta a Lêntulo, em que o autor quer passar por testemunha ocular, descrevendo assim a figura humana de Jesus:



"Apareceu nestes tempos, e ainda existe, um homem (se é lícito considerá-lo homem) de grande virtude, chamado Jesus Cristo. É tido pelos povos como profeta da verdade; os seus discípulos chamam-no Filho de Deus; ressuscita mortos e cura todas as doenças. É homem de estatura elevada, moderado e respeitável. Tem semblante venerável, cabelos cor de avelã não plenamente madura, quase lisos até os ouvidos, crespos dos ouvidos para baixo, um tanto brilhantes, caindo sobre os ombros. A cabeleira se reparte ao meio de sua cabeça, como é de costume entre os Nazarenos. A sua testa é lisa e muito serena, as faces sem ruga. Nenhuma falha traz no nariz e na boca. Tem barba densa, da cor dos cabelos, não longa, levemente bifurcada na altura do queixo. Seu olhar é simples e maduro; os olhos são claros e esverdeados. Quando repreende, é terrível; quando admoesta, é manso e amável; é alegre, ao mesmo tempo sério. Chorou algumas vezes, mas nunca riu. Tem estatura bem erecta, as mãos e os braços bem configurados. É ponderado ao falar, sóbrio, modesto, de tal modo que o Profeta bem pôde dizer: ‘É o mais belo dos filhos dos homens’".



Existe também um trecho do livro "A História Eclesiástica" (escrito por Eusébius, que viveu entre 260 e 340, foi bispo de Cesaréia) que descreve o discípulo Tiago, irmão (primo) de Jesus. Cabe lembrar que Inácio (bispo da Antioquia na Síria) diz que "Tiago é muito parecido com Jesus, como se fosse um irmão gêmeo". Vamos portanto, ver a descrição que Eusébius faz de Tiago, para podermos ter uma visão difusa da aparência de Jesus:



"... ele não bebia vinho nem qualquer comida animal; nunca se barbeou, nem se ungiu com óleo nem tomava banho. Só lhe foi permitido entrar no Lugar Santo do Templo, porque seu vestuário não era de lã, mas de linho [isto é, batas sacerdotais]. Ele entrava no Santuário só, e sempre se encontrava de joelhos pedindo perdão pelas pessoas, a ponto que seus joelhos ficaram calejados como os de camelos. Por causa de seu comportamento correto, ele foi chamado de ‘Integro’ ..." (A História da Eclesiástica, livro II, XVIII, 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário