sábado, 23 de dezembro de 2000

Glória a Deus no mais alto dos céus e sobre a Terra paz para os seus bem-amados!

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade, 23/12/2000

A voz dos anjos em Belém ainda ecoa no ar até nossos ouvidos! É o anúncio a pleno pulmões, do mistério sublime da encarnação da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que insere de maneira indissolúvel no coração de Deus, por toda a eternidade, a nossa natureza humana. É o mistério que vai muito além da nossa razão e imaginação: Deus em sua segunda Pessoa, não será jamais separado da natureza humana em Jesus!

Quão grande é o amor de Deus por nós! O seu amor nos envolveu de tal modo, que inspirou a Trindade Santíssima a enviar o Filho de Deus feito homem, para que nossa breve caminhada terrestre fosse iluminada pela Luz que não se apaga e para que, o absurdo da morte se transformasse em simples passagem para a vida mais plena e eterna!

Nesta véspera de Natal, quando nos preocupamos tanto com a perfeição da decoração, com os detalhes dos presentes e a gostosura das comidas, lembremo-nos antes daquilo que é o principal e de quem é o Aniversariante...

Lembremo-nos, primeiro, de dar graças a Deus, louvando e agradecendo o seu infinito amor por nós. Lembremo-nos que Ele, desde toda a eternidade, pensou em cada um de nós em particular e nos chamou à vida...

Lembremo-nos de que o Natal é a festa que celebra o nascimento do Nosso Salvador, Jesus Cristo e que, por Ele é que nos reunimos e com Ele deve ser nossa comemoração.

Por essas razões, neste sábado propomos a cada leitor que, ao reunir seus familiares, antes da troca de presentes e da ceia natalina, faça primeiro a sua oração a Deus.

Para aqueles que tem dificuldade de fazer uma prece espontânea, propomos uma pequena celebração, para ser feita em grupo:

Animador: O Natal tem para nós, cristãos, um gosto e um sabor todo especial: lembra-nos algo maravilhoso, quando o próprio Deus se fez fisicamente presente no meio de suas criaturas. Hoje, estamos reunidos para revivermos este alegre momento. Iniciemos a nossa celebração em nome do Pai, que nos enviou seu Filho, em nome de Cristo que veio até nós e do Espírito Santo que santifica o nosso lar. Glorifiquemos a Deus.

Todos: Glória a Deus nas alturas, glória a Jesus nosso Salvador.

Animador: Jesus está entre nós! Peçamos as bênçãos de Deus sobre nossos lares, pois a maior benção que a raça humana já recebeu de Deus, veio de um lugar pobre e humilde: o presépio!

Leitor 1: O lugar em que Jesus nasceu não era o mais digno ou o mais adequado para o nascimento de um Rei, o Filho de Deus. Mas, esse local pode perfeitamente significar o Coração humano, tão cheio de impurezas, tão levado por atos irracionais, pela falta de perdão, pela ausência do Amor, pela infidelidade, pela malícia, pelo orgulho, pelo egoísmo e por tantas vaidades... Quantos corações não são indignos de Deus se instalar neles ?

Leitor 2: Por isso que, Jesus no presépio, com sua mensagem de amor a todos os homens, é um sinal de esperança! E o maravilhoso é que, em vez do local contaminá-Lo, Ele é que o santificou, fazendo deste presépio um símbolo de pureza, de simplicidade e de humildade!

Leitor 3: Esta é a razão da nossa esperança: mesmo que os nossos corações não sejam totalmente dignos de acolher Jesus, Ele não se importa, como não se importou em nascer num simples presépio. Basta que a gente O acolha, que Ele virá, se instalará e nos purificará com sua misericórdia, resgatando nossa dignidade de filhos de Deus.

Todos: Senhor, que neste Natal, cada coração manchado pelo pecado seja transformado num presépio santificado por Jesus!

Animador: No Natal, Jesus retorna criança para nos dizer que Deus não está longe. O anjos ainda cantam: Paz aos homens que Ele ama.

Todos: Lhe pedimos, Senhor, que seja arrancado o ódio de todos os corações e que seja injetado neles, o amor. Que nenhuma nação se lembre mais do que é a guerra.

Leitor 1: É Natal! O Verbo fez-se homem e acendeu o amor na Terra. Gostaríamos que esse dia jamais findasse!

Todos: Senhor, ensina-nos a perpetuar a Sua presença entre os homens. Que o Seu Amor aceso na Terra arda em nossos corações e nos amemos, como é da Sua Vontade.

Leitor 2: Ajuda-nos, Pai, pois se nos amarmos, então estarás entre nós e todo dia poderá ser Natal.

Todos: Senhor, neste Natal nós Lhe confiamos, sobretudo, os que não possuem uma crença e Lhe pedimos que um raio da Sua Luz penetre em seus corações, para que eles possam experimentar ao menos por algum momento, quão grande é a alegria de quem O conhece e O ama.

Animador: Que por nós renasçam as esperanças, se fortaleçam as relações humanas fraternas e se renovem as pessoas e a sociedade, amém!
Todos: Pai Nosso...

Você sabia que ...

... a primeira descrição do nascimento de Cristo num presépio foi de Justino (mártir, filósofo e teólogo que viveu entre os anos 100 e 165) e de Orígenes (teólogo que viveu entre 185 e 254)? Elas se encontram nos livros ‘Diálogo com Trifon’ (Justino) e ‘Contra Celsum’ (Orígenes). Se você quer mais detalhes sobre o assunto, os textos poderão ser recebidos gratuitamente pelo E-mail abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário