sábado, 25 de agosto de 2001

A Igreja de Jesus é una, santa, católica, apostólica e romana

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – Bauru – 25/08/2001

Una – Assim como há um só Deus, um só Redentor, um só Batismo, uma só deve ser a Igreja; como Jesus pregou uma só doutrina e fundou uma só Igreja, esta deve ser una até o fim do mundo.

Jesus ensinou aos apóstolos uma só doutrina (Mt 12, 30; Ef 4, 3-6) e rezou ao Pai para que os apóstolos e futuros membros da sua Igreja fossem sempre unidos. Veja a belíssima oração de Jesus em todo o capítulo 17 do Evangelho de João.

Os apóstolos nunca admitiram doutrinas diferentes, que dividissem e usavam de uma severidade impressionante quando tal ocorria. "Se alguém vos anunciar um evangelho diferente, seja execrado" (Gl 1, 7-9). Veja também Rm 16, 17.

Os apóstolos zelavam com esmero pela unidade de culto: "Porque há um só pão, um só corpo somos nós, embora muitos, visto participarmos todos do único pão" (1Cor 10, 17). Veja também At 4, 32; Ef 4,3. Também não se descuidavam da unidade de governo - "Irmãos, conjuro-vos que sejais sempre perfeitamente unidos num só sentimento e num mesmo pensar" (1Cor, 1, 10). Sobre isso, ensinou Jesus: "Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Estas tenho de reunir, e elas ouvirão a minha voz. E então haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 10, 16; Mt 16, 15-16).

Santa – A Igreja é santa no seu Fundador (Jesus Cristo), é santa no seu fim (é a continuação de Cristo na história e a sua finalidade é a glória de Deus e a santificação do homem), nos seus meios (todos os sacramentos são meios que nos comunicam a graça), na sua doutrina (a doutrina de Jesus é santa e divina e a sua doutrina é a da Igreja) e nos seus membros, pois todos somos chamados à santidade.

Católica – A palavra católica vem do grego e significa universal. O primeiro a usar esta palavra para indicar a Igreja de Jesus foi S. Inácio de Antioquia, quando escreveu: "Onde está Cristo, aí está a Igreja Católica". A Igreja de Jesus é Católica porque foi fundada para salvar todos os homens (universalidade da salvação), sem distinção de raça, cor ou condição, e porque está difundida por toda a terra. "Ide, ensinai todos os povos" (Mt 28,19).

Apostólica – A Igreja de Jesus é apostólica porque é governada pelos legítimos sucessores dos apóstolos: os bispos e o Papa. A Igreja que não tem origem nos apóstolos não é a Igreja de Cristo. (veja as palavras de Paulo em Ef 2, 19-20). A Igreja Universal é apostólica porque os bispos, sucessores dos apóstolos, continuam governando a Igreja de Cristo com o mesmo vigor e a mesma autoridade.

Romana – "A romanicidade da Igreja não é característica essencial da Igreja de Cristo, mas puramente histórica. Pedro, o primeiro Papa, morreu em Roma no ano 67 da era cristã. Os seus sucessores no governo da Igreja universal continuaram morando em Roma e daí continuaram governando a Igreja. Até hoje o Papa mora em Roma. E como na época Roma era a capital do imenso Império Romano, que abrangia todo o mundo então conhecido, assim também até hoje Roma continua sendo a capital espiritual do mundo, pois o Vigário de Cristo aí mora". (Battistini, Fr. A Igreja do Deus Vivo. Magé, 1987).

Nenhum comentário:

Postar um comentário