sábado, 13 de julho de 2002

Os Documentos da Igreja Católica

     A Igreja comunica-se com seus fiéis através dos Documentos gerados pela Santa Sé.  Os Documentos do Magistério da Igreja emitidos pelo Vaticano são as normas de fé, conduta, moral e costumes que guiam o povo Católico em direção ao Reino de Deus.  Os principais documentos são:


CARTA ENCÍCLICA ou ENCÍCLICA: É um documento pontifício dirigido aos Bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis.  A encíclica é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário. Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc. A matéria nela contida não é formalmente objeto de fé.  As encíclicas mais conhecidas são:  "Rerum Novarum" (Leão XIII) sobre a questão operária; "Casti Connubii"( Pio XI) sobre a moral conjugal; "Mediator Dei" (Pio XII) sobre Liturgia; “Humani Generis" (Pio XII) sobre alguns erros que ameaçam a fé; "Laborem Exercens" (João Paulo II) sobre o trabalho humano; "Fides et Ratio" (João Paulo II) sobre as relações entre fé e razão, etc.


CARTA APOSTÓLICA: Também chamada de "Epistola Apostólica" trata de matéria doutrinária, de caráter menos solene que a encíclica. O documento é dirigido aos bispos e, por meio deles, a todos os fiéis.  Eis alguns exemplos: "Mulieris Dignitatem" (João Paulo II, 15.08.88) sobre a dignidade e vocação da mulher. Esse tipo de documento pode conter algo de doutrinariamente definitivo, como a "Ordinatio Sacerdotalis" (João Paulo II, 22.05.94) sobre a ordenação sacerdotal reservada somente a homens.  Existe um tipo de Carta Apostólica ("Litterae Apostolicae") que é usada para vários outros assuntos como constituição de Santos Padroeiros, promoção de novos Beatos, normas disciplinares, etc.


EXORTAÇÃO APOSTÓLICA: Forma de documento menos solene que as encíclicas. Antigamente era dirigida apenas a um determinado grupo de pessoas. Por exemplo, "Menti Nostrae" (Pio XII) para o clero. Atualmente é usada em sentido mais amplo: não somente como documento para determinado grupo de pessoas, mas recomendações feitas pelo Pontífice aos bispos, presbíteros e todos os fiéis, sobre temas mais diretamente relacionados a um grupo de pessoas, por exemplo, as exortações publicadas após os Sínodos dos Bispos: "Familiaris Consortio"; "Christifideles laici"; "Pastores dabo vobis".


CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA: Documento pontifício que trata de assuntos da mais alta importância. Existem dois tipos de Constituição Apostólica: a Constituição Dogmática, que contém definições de dogmas, por exemplo de Pio XII, a Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus", com a qual foi definido o dogma da Assunção de Nossa Senhora. O outro tipo é a Constituição Disciplinar, que diz respeito a determinações canônicas: por exemplo de João Paulo II, as Constituições Apostólicas "Sacrae Disciplinae Leges" e “Pastor Bônus” sobre a nova constituição da Cúria Romana.


MOTU PRÓPRIO: É uma Carta Apostólica escrita por própria iniciativa do Papa, isto é, sem ter sido solicitado por algum interessado.  Por exemplo: a Carta Apostólica de João Paulo II "Apostolos Suos", sobre a natureza teológica e jurídica das conferências.


CARTAS, DISCURSOS, HOMILIAS, MENSAGENS – São manifestações (orais ou escritas) do Sumo Pontífice que foram transformadas em texto e colocadas à disposição do povo Católico.


QUER LER MAIS?


            Se você quiser ler algum documento emitido pela Igreja (encíclicas, cartas, exortações, constituições, homilias, discursos) solicite e lhe enviaremos todo o material disponível.

PESQUISA BÍBLICA – Os filhos pagam pelos pecados dos pais?

            Em Jr 31,30 está escrito: “cada qual morre por seu próprio pecado” e em Ez 18,4: “Quem peca é que morrerá”.  Porém em Ex 20,5 está escrito: “Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira geração”. As frases estão se contradizendo? O que a Bíblia quis dizer com estas palavras? Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia.  Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por carta ou E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário