João, o amado – Era irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Salomé, seu apelido era Boanerges. Era pescador, natural de Jerusalém, e discípulo de João Batista, sendo convidado pessoalmente por Jesus para ser discípulo. Foi companheiro inseparável de Pedro. Foi chamado de “discípulo amado”, sendo o único apóstolo que permaneceu junto a Cristo durante a Paixão; Jesus, ao morrer, confiou-lhe a mãe (Maria), da qual cuidou até morrer.
Ainda João – É também chamado de João Evangelista por ter escrito o 4º Evangelho e três Cartas Apostólicas. Também é atribuída a João a autoria do Apocalipse. Ficou exilado na ilha de Patmos, durante a perseguição de Domiciano. Diz a tradição que morreu quase centenário, possivelmente em Éfeso, de morte natural. É patrono a Ásia e comemorado em 27 de dezembro.
Simão, o zelote – Não deve ser confundido com Simão Pedro, o líder dos apóstolos. Simão Zelote era natural da Galiléia, tinha o apelido de Cananeu, transcrição de um termo aramaico que significa o zeloso e designava os zelotes, cujo nacionalismo religioso opunha-se com violência à ocupação romana. Talvez Simão tenha participado de um desses grupos, antes de ser encontrado por Jesus. Era rígido seguidor da Lei Judaica. Com Felipe, Marcos e discípulos de Pedro, Simão ajudou a estabelecer os ensinamentos de Jesus no Egito. Sua pregação era bem parecida com a dos outros quatro Apóstolos que foram para o Oriente, ascética e judaica, como aquela preservada na Epistola canônica de Judas. Viajou com Judas pela Mesopotâmia e Síria, onde ambos sofreram o martírio. Simão zelote é comemorado no dia 28 de outubro.
Bartolomeu – Tudo o que se conhece do apóstolo Bartolomeu é a sua citação na lista dos 12 nos Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas e no Atos dos Apóstolos. Bartolomeu não aparece sendo convidado para ser apóstolo, nem é mencionado em qualquer ocasião da vida pública de Jesus. Seu nome significa “filho de Tolomai”. Alguns estudiosos identificam Bartolomeu como a mesma pessoa que Nataniel, citado em Jo 1,45, mas esta identificação é infundada (conferir Jo 21,2). A Tradição da Igreja indica que Bartolomeu pregou na Índia, Armênia, Mesopotâmia, Pérsia e Egito. Existe um Evangelho atribuído a Bartolomeu, considerado apócrifo pela Igreja. É festejado no dia 24 de agosto.
Mateus, o cobrador de impostos – Foi um dos 12 apóstolos e autor do primeiro Evangelho. Também chamado de Levi, era um publicano filho de Alfeu, que foi chamado para ser apóstolo por Jesus quando estava sentado na coletoria de impostos na cidade de Cafarnaum. Após o convite, ofereceu uma refeição a Jesus. Mateus não é citado em nenhuma outra passagem dos Evangelhos, mas apenas aparece nas listas dos apóstolos. A Tradição da Igreja indica que Mateus pregou na Palestina, Etiópia, Parthia e Pérsia. Morreu martirizado na Etiópia. É patrono dos bancários e comemorado no dia 21 de setembro.