sábado, 7 de setembro de 2002

São Pedro em Roma

Algumas vezes os Católicos são surpreendidos por afirmações que negam o Primado de Pedro, dizendo que Pedro nunca esteve em Roma e, por conseguinte, a Igreja de Roma não poderia ser a verdadeira Igreja de Cristo.  Vamos analisar estes fatos.


Clemente de Roma – Clemente Romano era um cristão residente em Roma, com alguma ligação com a família imperial.  No ano de 96, ele escreveu uma carta à comunidade de Corinto, na qual se dirige a Pedro e Paulo nos seguintes termos: “A esses homens [...] juntou-se grande multidão de eleitos que, em conseqüência da inveja, padeceram muitos ultrajes e torturas, deixando entre nós magnífico exemplo”.


Inácio de Antioquia – Ignatius foi o segundo bispo da cidade de Antioquia, a terceira cidade do Império Romano com mais de 500 mil habitantes (hoje, Antakya, na Turquia).  No ano de 107, Inácio foi condenado pelo imperador Trajano a ser jogado às feras.  Neste ano, enviou uma carta aos cristãos de Roma onde cita: “Não é como Pedro e Paulo que eu vos dou ordens; eles foram apóstolos, eu não sou senão um condenado".


Ireneu e Orígenes – Santo Ireneu, bispo de Lion, no ano de 180 escreveu um livro intitulado “Contra as Heresias”. Eis um trecho do livro: "Assim, Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja”.  Orígenes, o principal teólogo da Igreja Grega, assim escreveu no ano de 253: "Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo".


Dionísio – Dionísio de Corinto, no ano 170, escreveu uma carta aos cristãos de Roma.  Um trecho da carta diz: "Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina evangélica. A seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por fim, sofreram o martírio simultaneamente".


Pedro foi Bispo de Roma – O principal livro sobre a história da Igreja nos primeiros séculos é “História Eclesiástica”, escrito por Eusébio de Cesaréia no ano de 317. Eusébio, narrando sobre a primeira sucessão Apostólica em Roma escreve: "Depois do martírio de Pedro e Paulo, o primeiro a obter o episcopado na Igreja de Roma foi Lino”. "... quanto a Lino, cuja presença junto dele [do Apóstolo Paulo] em Roma foi registrada na 2ª carta a Timóteo [2Tm 4,21], depois de Pedro foi o primeiro a obter ali o episcopado, conforme mencionamos mais acima".  "Alexandre recebeu o episcopado em Roma, sendo o quinto na sucessão de Pedro e Paulo".


Conclusão – Como podemos ver, na grande maioria das vezes, é a falta de conhecimento sobre a História do Cristianismo o grande nascedouro das heresias cristãs. Pedro não só esteve em Roma, como foi Bispo daquela cidade e lá juntamente com São Paulo recebe a coroa do martírio. E é de Roma que ele escreve sua primeira epístola, onde chama a cidade de Roma de Babilônia (1Pr 5,13), devido à grande semelhança entre as duas cidades quanto à idolatria e perversão.
           

PESQUISA BÍBLICA – Qual o dia da morte de Cristo?


            Segundo os Evangelhos de Mateus (Mt 26,17-20), Lucas (Lc 22,7-12) e Marcos (Mc 14,12-17) a crucificação e morte de Jesus ocorreu no dia da Páscoa dos judeus (15 nisã); segundo João (Jo 19,14-31), a crucificação e morte de Jesus ocorreu na véspera da Páscoa dos judeus (14 nisã).  Alguém estava com o calendário errado! Quem está certo? Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia. Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário