sábado, 13 de fevereiro de 2010

Felizes são vocês...


No trecho do Evangelho lido neste domingo (Lc 6,17.20-26), Jesus proclama as bem-aventuranças.

 

Época – Estamos na Galiléia e Jesus já é conhecido em toda a região, reunindo multidões por onde passa. Estamos no mês de agosto/setembro do ano 28 (lembrar que Jesus foi batizado há quase um ano e, há quatro meses, iniciou o seu ministério proclamando-se o Messias na sinagoga de Nazaré).

 

Dois textos – As bem-aventuranças são apresentadas por dois evangelistas: Mateus e Lucas. Enquanto Mateus apresenta a proclamação bem-aventuranças bem no início do ministério de Jesus, na Galileia (logo após o chamado dos quatro primeiros discípulos), em Lucas esta proclamação é situada após alguns milagres, atritos com os fariseus, o chamado de Mateus e a escolha dos Doze apóstolos. Em Mateus, a proclamação se faz no alto de uma montanha e apenas ao grupo de discípulos. Em Lucas, ela é feita em um lugar baixo e plano, aos discípulos e a uma grande multidão. Mateus cita quatro bem-aventuranças que não estão em Lucas (categorias da tradição profética de Israel): mansidão, misericórdia, pureza de coração e promoção da paz.

 

Ungido – Para entendermos todo o alcance e significado deste texto, devemos recordar que ele está situado na primeira parte do Evangelho de Lucas que é dominada pelo episódio da sinagoga de Nazaré, onde Jesus enuncia o seu programa: “o Espírito do Senhor está sobre Mim porque Me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-Me a proclamar a libertação aos cativos…” (Lc 4,18-19). As bem-aventuranças de Lucas inserem-se em todo este ambiente: a libertação chegou com Jesus e dirige-se aos pobres.

 

Mensagem – Lucas inicia este “discurso da planície” com quatro bem-aventuranças (que equivalem às nove de Mateus). Os destinatários destas bem-aventuranças são os pobres, os que têm fome, os que choram, os que são perseguidos. Os “pobres” de Lucas são as pessoas privadas de bens e à mercê da prepotência e da violência dos ricos e dos poderosos. São os desprotegidos, os explorados, os pequenos e sem voz, as vítimas da injustiça, que com frequência são privados dos seus direitos e da sua dignidade pela arbitrariedade dos poderosos. Por isso, eles têm fome, choram, são perseguidos.

 

Pobres? – Serão os pobres os primeiros destinatários da salvação de Deus. Por quê? Por que a proposta libertadora de Deus é para uma classe social, em exclusivo? Não! Porque eles estão numa situação intolerável de debilidade e Deus, na sua bondade, quer derramar sobre eles a sua bondade, a sua misericórdia, a sua salvação. Depois, a salvação de Deus dirige-se prioritariamente a eles porque, na sua simplicidade, humildade, disponibilidade e despojamento, os pobres estão mais abertos para acolher a proposta que Deus lhes faz em Jesus.

 

Bem-aventurados – As bem-aventuranças manifestam, numa outra linguagem, o que Jesus já havia dito no início da sua atividade na sinagoga de Nazaré: Ele é enviado pelo Pai ao mundo, com a missão de libertar os oprimidos. Aos pequenos, aos privados de direitos e de dignidade, aos simples e humildes, Jesus diz que Deus os ama de uma forma especial e que quer oferecer-lhes a vida e a liberdade plenas. Por isso eles são “bem-aventurados”.

 

Maldições – As “maldições” (ou os quatro “ais”) aos ricos que preenchem a segunda parte do Evangelho deste domingo são o reverso da medalha. Denunciam a lógica dos opressores, dos instalados, dos poderosos, dos que pisam os outros, dos que têm o coração cheio de orgulho e de auto-suficiência e não estão disponíveis para acolher a novidade revolucionária do “Reino”. As advertências aos ricos não significam que Deus não tenha para eles a mesma proposta de salvação que apresenta aos pobres; mas significam que, se eles persistirem numa lógica de egoísmo, de prepotência, de injustiça, de auto-suficiência, não têm lugar nesse “Reino” que Jesus veio propor.

 

Nova lógica – A proposta de Jesus apresenta uma nova compreensão da existência, bem distinta da que predomina no nosso mundo. A lógica do mundo proclama “felizes” os que têm dinheiro (mesmo quando esse dinheiro resulta da exploração dos mais pobres), os que têm poder (mesmo que esse poder seja exercido com prepotência e arbitrariedade), os que têm influência (mesmo quando essa influência é obtida à custa da corrupção e dos meios ilícitos). A lógica de Deus exalta os pobres, os desfavorecidos: é a esses que Deus Se dirige com uma proposta libertadora e a quem convida a fazer parte da sua família.

 

Boa Nova – O anúncio libertador que Jesus traz é, portanto, uma Boa Nova que enche de alegria os corações amargurados, os marginalizados, os oprimidos. Com o “Reino” que Jesus propõe aos homens, anuncia-se um mundo novo, um mundo de irmãos, no qual a prepotência, o egoísmo, a exploração e a miséria serão definitivamente banidos e onde os pobres e marginalizados terão lugar como filhos iguais e amados de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário