sábado, 21 de janeiro de 2012

Paulo: o missionário viajante

No próximo dia 25 de janeiro, a Igreja comemora a festa de conversão de São Paulo. Vamos conhecer um pouco da vida desse discípulo. 

Paulo – Nos Atos dos Apóstolos, o próprio Paulo se apresenta como judeu, nascido na cidade de Tarso, na Cilícia, (atual província de Mersin, na Turquia; em 64 a.C., o general romano Pompeu anexou-a à Província da Síria), circunciso desde o oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Criado em Jerusalém e educado pelo rabino Gamaliel (liberal ancião do Sinédrio e o mais proeminente mestre de seu tempo), identificava-se como fariseu. Herdara dos pais a cidadania romana, o que lhe conferia os direitos e proteção legais através de todo o Império Romano. Alguns autores citam que Paulo era rabino. 

Como era – Um antigo texto apócrifo (não reconhecido pela Igreja) descreve Paulo como um "homem de pequena estatura, careca, e de pernas arqueadas, em boa condição física, de sobrancelhas juntas e nariz um pouco encurvado (em forma de gancho), cheio de amabilidade, que umas vezes parecia um homem, outras um anjo".  

Perseguidor – Antes de ter a visão de Cristo, Paulo era um fariseu sincero, tranquilo e devotado à Lei judaica. Por sua fé, colocava-se violentamente contra os seguidores de Cristo, uma “nova seita” que surgia entre os judeus. Para Paulo, Jesus não podia ser o Messias, pois fora condenado pela Lei judaica. Via a oposição de Estêvão e dos helenistas ao Templo como um questionamento aos fundamentos da fé judaica, centrada na prática da Lei e na vida cultural do Templo. 

Viagem para Damasco – Por volta do ano 34, Paulo ficou sabendo que havia uma grande comunidade cristã em Damasco, na Síria. Obteve do Sinédrio (Supremo Tribunal da comunidade judaica de Jerusalém) cartas de recomendação aos rabinos de Damasco, autorizando-o a caçar os hereges cristãos. Acompanhado de alguns homens, percorre a cavalo os cerca de 200 quilômetros até Damasco. Depois de sete dias de viagem, sob um sol escaldante, consegue finalmente avistar as muralhas da cidade. 

A visão – Ao chegar próximo a Damasco, aconteceu algo que virou do avesso os valores de Paulo. Ele próprio descreve a experiência de várias formas: como uma aparição de Jesus ou como Deus se revelando a Seu Filho, ou como uma visão que teve do Senhor, ou ainda como sendo apanhado por Jesus. Paulo foi jogado ao chão e ficou cego por uma luz mais brilhante que o Sol, enquanto uma voz chamava-o pelo nome hebraico: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Ao perguntar de quem era a voz, recebeu a resposta: "Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo".  

Em Damasco – Os companheiros de Paulo levaram-no até Damasco, onde permaneceu por três dias sem ver e incapaz de comer. Durante o jejum, teve visões de futuras missões para transmitir ao mundo o nome de Jesus, mas não se lançou de imediato em sua vocação.

Pregações – Entre os anos 46 e 58, Paulo fez quatro viagens missionárias através do Mediterrâneo, Paulo percorreu mais de 15 mil quilômetros, sofrendo naufrágios, apedrejamentos, espancamentos, prisões, humilhações e os rigores das condições das viagens. Os Atos dos Apóstolos dividem suas viagens em três partes, mas existem pequenas jornadas entre estas viagens. Paulo e seus colaboradores fundaram Igrejas em mais de 20 cidades. 

Cartas – Paulo enviou muitas cartas às comunidades que fundou. São consideradas canônicas 13 cartas de Paulo (compõem o Novo Testamento), embora apenas 7 tenham sido escritas por seu próprio punho; as outras 6 são compilações ou foram redigidas por discípulos de Paulo após a sua morte. 

Morte – Quando chegou o seu martírio (ano 62), Paulo, mais que qualquer outro discípulo de Cristo, tinha ajudado a criar e cuidar de uma rede de comunidades cristãs que desabrocharia numa Igreja universal.

Memorial – A Igreja comemora em 25 de janeiro a conversão de São Paulo; em 29 de junho os santos Pedro e Paulo, fundadores da Igreja; e em 18 de novembro a festa de dedicação da Basílica de São Pedro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário