sábado, 12 de julho de 2014

Ágrafos


O que é – A palavra Ágrafos vem do grego (ágraphos) e significa “o que não está escrito”.  Em termos bíblicos, são chamadas de ágrafos as palavras ou frases proferidas por Jesus Cristo que não se encontram nos Evangelhos Canônicos, mas que foram conservadas em outros livros do Novo Testamento e sobretudo em outras fontes.

Atos dos Apóstolos – Em At 20,35 nós lemos: “ ... e Jesus disse: ‘Há mais felicidade em dar do que em receber’”.  Estas palavras de Jesus não se encontram nos evangelhos, pois foram conservadas pela tradição.

Tertuliano – Foi o primeiro escritor cristão importante a escrever em latim, vivendo entre 163 e 230 d.C..  Tertuliano citou a seguinte frase dita por Jesus: “Aquele que não for tentado não terá o Reino dos Céus.”  Não encontramos esta frase (ou algo parecido com ela) em nenhum livro do Novo Testamento.

Orígenes – Orígenes de Alexandria, viveu entre 185 e 254, foi o principal teólogo da Igreja Grega e criador da teologia sistemática.  Orígenes preservou o seguinte dito de Jesus: “Pedi as coisas maiores, que as menores vos serão dadas por acréscimo: e pedi as coisas do Céu, que as da Terra vos serão acrescentadas.” Também afirma que Jesus disse: “A sabedoria enviará seus filhos”.

Clemente – Uma carta atribuída a Clemente Romano (São Clemente I, o quarto papa da Igreja Católica, entre 88 e 97; não confundir com Clemente de Alexandria) diz que “quando o Senhor foi interrogado sobre quando viria o Seu Reino, respondeu: ‘Quando dois forem um, e a parte de fora a de dentro, e o macho com a fêmea não forem macho nem fêmea.’”

O Evangelho de Tomé – O evangelho apócrifo atribuído a Tomé contém uma coleção de 114 frases de Jesus, das quais 47 também aparecem no Evangelho de Marcos, 17 estão em Mateus, 4 em Lucas e 5 aparecem em no Evangelho de João.  65 frases do Evangelho de Tomé são inéditas (ágrafos).

Mais Tomé – Uma das frases atribuídas a Jesus, contida no Evangelho de Tomé é: “Todo aquele que estiver próximo a mim, está perto do fogo, e todo aquele que estiver afastado de mim, estará longe do Reino." (Ev. Tomé, 82).

Ainda Tomé – Outro exemplo tirado do Evangelho de Tomé, é uma seqüência da parábola do fermento (Mt 13,33 e Lc 13,20).  Jesus disse: "O Reino do Pai é como uma mulher que carrega um jarro cheio de trigo. Enquanto caminha por uma estrada distante, a asa do jarro se quebra. A farinha se espalha na estrada, às suas costas. Ela não se dá conta e não se apercebe do acidente. Depois de chegar à casa, coloca o jarro no chão e o encontra vazio.”  Em outras palavras, podemos perder o Reino dos Céus se formos negligentes.

Evangelho de Pedro – O Evangelho de Pedro é um texto apócrifo (não reconhecido pela Igreja), porém de grande importância na Igreja primitiva.  Descreve, em detalhes o julgamento, crucificação, morte e ressurreição de Jesus.  Neste evangelho, a frase de Jesus citada em Mc 15,34 e Mt 27,46 aparece de forma diferente: “E o Senhor gritou dizendo: ‘Meu poder, meu poder, tu me abandonaste.’”

Evangelho de Barnabé – É um texto bastante polêmico escrito nos primeiros séculos do cristianismo. É atribuído ao discípulo Barnabé. Este texto cita as seguinte palavras de Jesus: “Os que querem ver e experimentar o meu reino, precisam alcançar-me através de tribulações e sofrimentos.”


Quer ler mais – Se você se interessou pelos textos citados, podemos lhe enviar por E-mail: O Evangelho apócrifo de Tomé, o Evangelho apócrifo de Pedro, o Evangelho apócrifo de Barnabé, as cartas de Clemente Romano e Clemente de Alexandria. Solicite por E-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário