No Evangelho das missas deste domingo (Mt 25,14-30), Jesus
apresenta a parábola dos talentos.
Ambiente – Mais uma vez, o Evangelho
apresenta-nos o tema da segunda vinda de Jesus. A catequese que Mateus
apresenta neste discurso tem em conta as necessidades da sua comunidade cristã.
Estamos no final do séc. I (década de 80). Os cristãos, fartos de esperar a
segunda vinda de Jesus, esqueceram o seu entusiasmo inicial… Instalaram-se na
mediocridade, na rotina, no comodismo, na facilidade. As perseguições que se
adivinham provocam o desânimo e a deserção… Era preciso reaquecer o entusiasmo
dos crentes, despertar a fé, renovar o compromisso cristão com Jesus e com a
construção do Reino.
Talentos – Por esta razão, Mateus encoraja
a todos, para que se lembrem de que a segunda vinda do Senhor acontecerá no
final da história humana; e que, até lá, os crentes devem “colocar os seus
talentos para render”, vivendo na fidelidade aos ensinamentos de Jesus e
comprometidos com a construção do Reino. A parábola fala de “talentos” que um
senhor distribuiu entre os servos. Um “talento” significa uma quantia muito
considerável… Corresponde a 36 quilos de prata e ao salário de aproximadamente
3.000 dias de trabalho de um operário não qualificado.
A “parábola
dos talentos” – Conta que um “senhor” partiu em viagem e deixou a sua fortuna nas
mãos dos seus servos. A um, deixou cinco talentos, a outro dois e a outro um.
Quando voltou, chamou os servos e pediu-lhes contas do que haviam feito com o
que tinham recebido. Os dois primeiros duplicaram a soma recebida; mas o
terceiro tinha escondido cuidadosamente o talento que lhe fora confiado, pois
conhecia a exigência do “senhor” e tinha medo. Os dois primeiros servos foram
louvados pelo “senhor”, ao passo que o terceiro foi severamente criticado e
condenado.
O Reino – Provavelmente a parábola,
tal como saiu da boca de Jesus, era uma “parábola do Reino”. O “senhor”
exigente seria Deus, que reclama para Si uma lealdade a toda a prova e que não
aceita meios tons e situações de acomodação e de preguiça. Os servos a quem Ele
confia os valores do Reino devem acolher os seus dons e fazer com que eles
rendam, a fim de que o Reino seja uma realidade. No Reino, ou se está
completamente comprometido, ou não se está.
Dons – No texto de Mateus, o
“senhor” é Jesus que, antes de deixar este mundo, entregou bens consideráveis
aos seus “servos” (os discípulos). Os “bens” são os dons que Deus, através de
Jesus, ofereceu aos homens – a Palavra de Deus, os valores do Evangelho, o amor
que se faz serviço aos irmãos e que se dá até a morte, a partilha e o serviço,
a misericórdia e a fraternidade, os carismas e ministérios que ajudam a
construir a comunidade do Reino… Os discípulos de Jesus são os depositários
desses “bens”. A questão é, portanto, esta: como devem ser utilizados estes
“bens”? Eles devem dar frutos, ou devem ser cuidadosamente conservados
enterrados? Os discípulos de Jesus podem – por medo, por comodismo, por
desinteresse – deixar que esses “bens” fiquem infrutíferos?
Os bens – Na perspectiva da
parábola, os “bens” que Jesus deixou aos seus discípulos têm de dar frutos. A
parábola apresenta como modelos os dois servos que mexeram com os “bens”, que
demonstraram interesse, que se preocuparam em não deixar parados os dons do
“senhor”, que fizeram investimentos, que não se acomodaram nem se deixaram
paralisar pela preguiça, pela rotina, ou pelo medo. Por outro lado, a parábola
condena veementemente o servo que entregou intactos os bens que recebeu. Ele
teve medo e, por isso, não correu riscos; mas não só não tirou desses bens
qualquer fruto, como também impediu que os bens do “senhor” fossem criadores de
vida nova.
Comodismo – Através desta parábola,
Mateus incentiva a sua comunidade a estar alerta e vigilante, sem se deixar
vencer pelo comodismo e pela rotina. Esquecer os compromissos assumidos com
Jesus e com o Reino, demitir-se das suas responsabilidades, deixar na gaveta os
dons de Deus, aceitar passivamente que o mundo se construa de acordo com
valores que não são os de Jesus, instalar-se na passividade e no comodismo é
privar os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito.
Construir – O discípulo de Jesus não
pode esperar o Senhor de mãos erguidas e de olhos postos no céu, alheio aos
problemas do mundo e preocupado em não se contaminar com as questões do mundo…
O discípulo de Jesus espera o Senhor profundamente envolvido e empenhado no
mundo, ocupado em distribuir a todos os homens, seus irmãos, os “bens” de Deus
e em construir o Reino.
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