sábado, 7 de novembro de 2020

 

A Bíblia passaria no teste de Bechdel?

 


 Recentemente, um amigo me perguntou qual seria o resultado se aplicássemos o Teste de Bechdel à Bíblia. Ele me pediu que eu usasse as minhas habilidades de programação e buscas no texto bíblico para verificar se a Bíblia seria aprovada no teste.

 O que é o Teste de Bechdel – Se você não está familiarizado com ele, o teste de Bechdel “é uma medida da representação das mulheres” em eventos (filmes, livros e peças teatrais, etc.). O teste se tornou famoso quando foi usado por atrizes de Hollywood ao protestarem contra os produtores de filmes pela pequena representatividade de mulheres em espetáculos.

 Como funciona? – O teste sugere que (para que haja representatividade feminina) uma obra deve conter pelo menos uma cena que atenda a três critérios específicos: (1) pelo menos duas mulheres identificadas pelo nome que (2) conversem entre si (3) sobre algo que não seja um homem.

 Reprovados – Inúmeros clássicos do cinema foram reprovados no teste. Entre eles estão “Guerra nas Estrelas”, “Avatar”, “Harry Poter”, “De volta para o futuro”, “O planeta dos Macacos”, “Procurando Nemo”, “O Senhor dos Anéis”, “Toy Story” e “Homem de Ferro”. Um pesquisador americano analisou 4.500 filmes, sendo que apenas 56% foi aprovado no teste.

 E a Bíblia? – Embora a Bíblia não seja uma obra de ficção, tenha sido escrita por inúmeros autores, em épocas totalmente diversas da atual, qual seria o resultado se aplicássemos o teste de Bechdel aos 72 livros da Bíblia? Qual seria a representatividade da mulher na Bíblia?

 Fizemos o teste – Usamos um conjunto de dados de código aberto e um banco de dados que inclui pessoas, lugares e eventos na Bíblia gerado pelo John Dyer, reitor e professor do Seminário Teológico de Dallas. Aqui está um resumo do que encontramos: os 72 livros (45 do AT e 27 do NT) da Bíblia Católica têm 3.070 pessoas identificadas pelos nomes, e 202 delas são mulheres (para efeito de comparação, o Alcorão tem apenas uma mulher chamada Maria). Estreitando a pesquisa, há 147 cenas com duas ou mais mulheres (teste de Bechdel 1), 261 cenas em que mulheres falam, 14 em que as mulheres estão falando entre si (teste de Bechdel 2) e 6 cenas em que as mulheres estão falando sobre algo que não seja sobre um homem (teste de Bechdel 3).

 Encontre na Bíblia – As 6 cenas que atendem ao teste de Bechdel estão em apenas 3 livros da Bíblia. São elas: Rute 1, 6-22 – Rute conversa com suas noras; Rute 2,1-23 – Rute e Booz conversam com Noemi. Marcos 16,1-8 - Maria Madalena, Maria, a mãe de Tiago, e Salomé discutem sobre a pedra removida do túmulo de Jesus; Marcos 16, 9-20 – Maria Madalena anuncia que viu Jesus. Lucas 1, 39-56 - Discussão de Isabel e Maria sobre suas futuras gestações; Lucas 2, 22-40 – A profetiza Ana conversa com Maria na apresentação de Jesus no Templo.

 Então, a Bíblia passa no teste de Bechdel? – Essa resposta é sim; há várias cenas em que duas mulheres nomeadas conversam e não sobre um homem. Portanto, quando você encontrar pessoas afirmando que a Bíblia é machista, composta apenas de personagens masculinos, você agora tem argumentos para contestar tais afirmações. Embora haja menos personagens femininos na Bíblia do que personagens masculinos e muito poucas cenas que passam no teste de Bechdel, quando lemos as passagens centradas na mulher com cuidado, descobrimos que elas se encontram em passagens decisivas da história bíblica.

 VOCÊ QUER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEXTO? – Se você gostou do texto e quer mais informações, podemos lhe oferecer a tabela desenvolvida por John Dyer (18 páginas em Inglês) com os principais versículos da Bíblia que atendem (parcial ou plenamente) o teste de Bechdel. Solicite por E-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário