sábado, 11 de fevereiro de 2023

Mc 6, 45: o versículo inexplicável

  


Os leitores da Coluna Ser Católico do Jornal da Cidade já devem estar familiarizados com os nomes das cidades nas quais Jesus desenvolveu a sua pregação. As cidades de Tiberíades, Magdala, Cafarnaum, Betsaida margeavam o lago de Genesaré (Mar da Galileia) e pertenciam à província da Galileia, na parte ocidental do lago (mapa).

 



 Betsaida – A cidade Betsaida (que significa “casa de pescadores”) é uma das cidades mais mencionadas nos Evangelhos: lar de Filipe, André e Pedro (Jo 1,44), local de curas (Mc 8,22), de viagens de Jesus (Lc 9,10) e da multiplicação dos pães (Lc 9,12s).

 Problema – No capítulo 6 do Evangelho de São Marcos, Jesus está com seus apóstolos na cidade de Cafarnaum. Quando Jesus soube que João Batista havia sido morto por Herodes Antipas (Mc 6,14–29) e com o objetivo de proteger a todos e a si próprio (Jesus sabia que também corria perigo, ver Mc 6, 14-16), o Mestre manda que os discípulos se dirijam para a outra margem do lago, saindo da Galiléia (governada por Herodes) e indo para a Traconítide, governada por Filipe.

 Mc 6,45 – “Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele mesmo despediria a multidão”. Vejam no mapa o “erro geográfico” em Mc 6, 45: a cidade de Betsaida fica na mesma margem do lago, na Galiléia.

 O evangelista errou? – Se Cafarnaum está na Galileia, por que Marcos refere-se a Betsaida como sendo “do outro lado”? Seria incompreensível, portanto, que tivesse ido para Betsaida, do mesmo lado do lago e na província da Galileia. O evangelista errou?

 Erro de localização – Durante muitos séculos, os historiadores indicaram a localização da cidade de Betsaida na margem ocidental do Mar da Galiléia, causando esta dificuldade de interpretação do versículo Mc 6, 45. Nos últimos 20 anos, pesquisadores de várias universidades fazem escavações em um local chamado El Araj (ver no mapa). No local, foram encontrados casas e materiais de pescadores. A confirmação desta nova localização para a cidade de Betsaida (algumas Bíblias já trazem esta localização), corroboraria o versículo Mc 6, 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário