sábado, 10 de junho de 2000

Ano 2000 – Ano Jubilar (Parte I)

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 10/06/2000



Iniciaremos neste sábado uma série de três artigos a respeito do Ano Jubilar, condensados a partir de editorias feitos pelo Pe. Milton César Carraschi, pároco da Igreja São José Trabalhador, no Boletim Informativo Paroquial.


Ano Dois Mil: um Ano Jubilar

A Igreja proclamou a todo mundo que o ano 2000 é um Ano Jubilar. Para os cristãos católicos esse é um fato muito especial porque o ano 2000 representa um ‘tempo especial’ (Kairós), uma oportunidade única que Deus oferece (e nós podemos acolher ou não).

Celebrar o ano jubilar é ‘Kairós’, porque estamos celebrando vinte séculos do presente maior do Pai a nós, seus filhos: a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo! Quando se diz nas missas: ‘Por Cristo, com Cristo e em Cristo’ assume-se a presença real e total de Cristo em nossa história. Tudo por Ele, nada sem Ele. É com esse espírito que devemos celebrar o ano jubilar.



Porque celebrar o Ano Jubilar?

Suponhamos que alguém em nossa família chegue aos 100 anos com saúde, na devida proporção da idade. Você não iria querer festejar esse acontecimento com uma grande festa? Afinal essa pessoa não está completando apenas 100 anos, mas um século de existência! Pois bem, é exatamente isso que estamos fazendo ao celebrar o Jubileu: festejando os dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo com uma grande festa.



O ano Jubilar na Bíblia

"Declarem santo o qüinquagésimo ano e proclamem a libertação para todos os moradores do país. Será para vocês um ano de júbilo... " (Lv 25,10)

Pelas leis do povo hebreu do Antigo Testamento, de 50 em 50 anos se celebrava o ano santo jubilar. Era o ano da Graça de Deus a todo povo. Para eles o ano de júbilo começava com o toque da trombeta, chamada, em hebraico de jobel; daí o nome jubileu.

O ano 2000 nos coloca diante de um jubileu de maiores proporções. Dois mil anos de história cristã nos posicionam diante de um tempo forte de Deus (Kairós) que nos convida a uma revisão, avaliação, retomada do que temos de melhor.



Indulgências

Associado ao Ano Jubilar a Igreja proclama também que todo fiel, nas devidas condições, são aptos a receberem indulgências plenas neste ano especial da graça do Senhor. Muitos não sabem o que é indulgência e por isso levantam dúvidas. No próximo sábado vamos esclarecer um pouco essa questão, para que possamos receber indulgências com consciência e não por superstições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário