sábado, 7 de julho de 2001

Você conhece a "Didaqué" ?

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 07/07/2001

O que é – A "Didaqué (lê-se didaquê) é um texto escrito no primeiro século, portanto contemporâneo aos Evangelhos, usado como ‘manual de religião’ ou como catecismo das primeiras comunidades cristãs. É um pequeno manual (16 capítulos), com normas práticas de conduta para os cristãos e para as comunidades cristãs. A Didaqué apresenta as primeiras instruções sobre a liturgia da Igreja.

Importância – O seu subtítulo "Instrução dos Doze Apóstolos" mostra que se trata de um documento de imenso valor histórico e religioso, pois nos permite conhecer as origens do cristianismo, e principalmente nos dá uma idéia de como eram a iniciação cristã, as celebrações a organização e a vida das primeiras comunidades. A leitura do texto nos dá uma visão viva e impressionante da convivência dos primeiros cristãos.

Autor e composição – É difícil afirmar que a Didaqué tenha sido escrita por um dos apóstolos, ou que seja de um só autor. Os estudiosos estão de acordo que ela seja um texto gerado dentro das comunidades cristãs. Sua composição ocorreu no final do século I, provavelmente na Palestina ou na Síria.

Conteúdo – Os 4 primeiros capítulos mostram a catequese fundamental para aqueles que desejam viver e se comportar de modo cristão (é comovente a descrição do verdadeiro cristão); do sétimo ao décimo capítulos é apresentado o antigo ritual litúrgico, com instruções para administração do batismo, sobre o jejum e a oração e sobre a celebração eucarística; do 11º ao 15º capítulos são disposições sobre o culto e a organização da vida comunitária; o 16º capítulo é sobre a espera da vinda de Cristo.

As comunidades – No final do primeiro século, toda a liturgia era realizada pela comunidade; não haviam sacerdotes ou ministros. Eles recebiam os "apóstolos, profetas e mestres" que visitavam as comunidades (pregação itinerante) para anunciar o Evangelho e ensinar. Devemos lembrar que as comunidades não conheciam os Evangelhos escritos; o Evangelho era uma palavra viva, anunciada pelos pregadores. Apenas uma vez são citados os servidores da comunidade (diáconos) e supervisores (bispos), escolhidos democraticamente por todos membros da comunidade. Apenas três sacramentos são descritos em detalhes:

Batismo – Era realizado apenas com adultos, após um período de catequese e alguns dias de jejum. A própria comunidade realizava o batismo por imersão, em um rio ou piscina; na impossibilidade, derramava-se 3 vezes água na cabeça do batizando. O batismo era realizado invocando-se a Santíssima Trindade, não havendo qualquer citação de ministros especiais (sacerdotes, bispos ou diáconos).

A Confissão – Ainda não era considerado sacramento. Os cristãos declaravam seus pecados em comunidade (confissão comunitária), e esta era responsável pelo perdão.


A Eucaristia – É descrita de forma bastante diferente do rito eucarístico que hoje conhecemos. Era celebrada dentro de uma refeição comum, podendo participar apenas os batizados, ou seja aqueles que se comprometeram com o projeto de Jesus. O pão e o vinho eram celebrados apenas como oferendas, não havendo qualquer referência a transubstanciação para o corpo e sangue de Cristo.

Você quer ler? – Se você deseja ler a Didaqué solicite por carta ou E-mail. Podemos lhe enviar gratuitamente o texto completo (o arquivo por E-mail ou impresso por carta), em português, com comentários e notas explicativas para cada versículo. Temos certeza que você ficará impressionado com a leitura.

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