Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 23/06/2001
São João sempre foi o santo mais festejado nas festas juninas. Vamos conhecer hoje um pouco de sua vida.
Filiação e nascimento – João Batista era filho de Zacarias, sacerdote do Templo de Jerusalém, e de Isabel (Elizabete), parente de Maria Santíssima. O casal não tinha filhos, pois Isabel era estéril, e eram de idade bastante avançada. Durante seu trabalho no Templo, apareceu para Zacarias o anjo Gabriel, comunicando que sua mulher daria à luz um filho. Zacarias ficou mudo até o dia da circuncisão do filho.
Visita de Maria – Depois que Maria recebeu a notícia (do anjo) que ficaria grávida, foi visitar Isabel. Esta, ao ver Maria, pronuncia um dos mais belos salmos da Bíblia: o magnificat (veja em Lc 1,39-56).
Geografia – João Batista nasceu na cidade de Ain-Karin, distante poucos quilômetros a sudoeste de Jerusalém (na Judéia). Viveu como ermitão no deserto da Judéia até os 27 anos.
Pregação – São João chamava os homens para a penitência e batismo, anunciando que o Reino de Deus estava próximo. Ele atraía multidões. Quando Cristo veio até ele, foi reconhecido como o Messias. Recusou batizar Jesus, dizendo que ele que deveria ser batizado pelo Cristo, mas por indicação de Jesus, acabou por faze-lo.
Continuou pregando – Quando Jesus iniciou sua vida pública, pregando na Galiléia, João Batista continuou pregando na Judéia, no vale do rio Jordão. Sua pregação era forte e destemida, gerando reações dos governantes.
Denúncias – João Batista denunciava, em suas pregações, o adultério de Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia e Peréia, filho de Herodes Magno (que, 30 anos antes, participou dos acontecimentos do nascimento de Jesus, recebeu os Magos, matou as crianças de Belém). Herodes Antipas, durante uma visita a Roma, apaixonou-se pela mulher do seu irmão Filipe, chamada Herodíades, trazendo-a para morar com ele. Herodíades tinha um filha (com Filipe) chamada Salomé, e ambas odiavam João Batista pelas denúncias que fazia ao povo. Por estas denúncias Herodes mandou prender João Batista na fortaleza se Maqueronte.
Morte – Durante uma festa de aniversário de Herodes, Salomé realizou uma dança que agradou Herodes e seus convivas, recebendo do rei a promessa de lhe dar qualquer presente desejado. Salomé, conversando com sua mãe Herodíades, pediu ‘a cabeça de João Bastista, o Batizador’. Herodes mandou que um guarda fosse até a prisão e trouxesse a cabeça de João, que foi oferecida à moça numa bandeja.
Festas – João Batista é festejado pela Igreja em 24 de junho e sua morte (decapitação) em 29 de agosto.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Flavio Josefo, historiador do primeiro século descreve com detalhes a morte de João Batista, com alguns pontos discordantes em relação ao Evangelho de Marcos (Mc 6,17-29). Segundo Josefo, Herodíades era esposa de um meio-irmão de Herodes Antipas, também chamado Herodes, que vivia em Roma. Filipe era outro meio-irmão dele, tetrarca da Ituréia e da Traconítide (ver Lc 3,1). Este Filipe casou com Salomé, filha de Herodíades. Herodíades era neta de Herodes Magno e sobrinha de Herodes Antipas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário