sábado, 6 de abril de 2002

Meu Senhor e Meu Deus

“Eu sou como Tomé: só acredito vendo!” Todos nós já devemos ter escutado a famosa frase do apóstolo. O tema de hoje é o controverso apóstolo Tomé, que estava pronto para seguir Jesus em tudo, mas não acreditou na sua ressurreição.

Quem foi Tomé – São Tomé foi um judeu, chamado para ser um dos doze apóstolos. Sempre aparece nos Evangelhos como um dedicado e impetuoso seguidor de Cristo.  Os Evangelhos e a tradição lhe impuseram os nomes de Dídimo, Gêmeo, Apóstolo da Índia e Apóstolo incrédulo.

Qual o Caminho? – Na noite anterior à Paixão, durante a Última Ceia, Jesus, explicando aos apóstolos que iria ressuscitar e voltar para junto do Pai, disse: “Quanto ao lugar para onde vou, vós sabeis o caminho”.  Tomé lhe disse: “Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?” Tomé recebe como resposta um dos mais famosos ditos de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”  Jesus não é apenas o caminho na medida em que, por seu ensinamento, ele conduz a vida; ele é o caminho que conduz ao Pai na medida em que ele próprio é a verdade e a vida. (Jo 14,5s).

Pronto para tudo – No episódio em que Jesus recebe a notícia de que Lazaro estava doente (Jo 11), Jesus anunciou que iria para o vilarejo de Betânia, próximo de Jerusalém.  Todos os apóstolos protestaram: “Mestre, há pouco os judeus procuravam te apedrejar; e queres voltar para lá?” Então, o impetuoso Tomé disse aos outros apóstolos: “Vamos, também nós, e morramos com ele”.

Só ver para crer – O episódio mais conhecido com Tomé aconteceu na tarde do domingo da ressurreição de Jesus.  Os apóstolos estavam reunidos a portas fechadas, com medo dos judeus, quando Jesus apareceu no meio deles.  Cristo soprou sobre eles, dando-lhes o poder de perdoar os pecados.  Tomé não estava entre eles.  Quando os apóstolos lhe contaram a aparição de Cristo, Tomé pronunciou a oração dos incrédulos: “Se eu não vir em suas mãos a marca dos cravos, se não enfiar o meu dedo no lugar dos cravos e não enfiar a minha mão no seu lado, não acreditarei!”.(Jo 20,19).

Meu Senhor e Meu Deus – Oito dias depois (talvez no domingo seguinte) os apóstolos estavam reunidos no mesmo local e Tomé estava com eles.  Jesus apareceu no meio deles e disse a Tomé: “Aproxima o teu dedo aqui e olha as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado, deixa de ser incrédulo e torna-se um homem de fé”. A resposta de Tomé é a maior confissão de fé contida nos Evangelhos: ”Meu Senhor e meu Deus!”. É a associação dos títulos de Senhor e Deus.

Vida e Morte – A tradição da Igreja indica que, após a dispersão dos apóstolos, Tomé foi evangelizar os Partos, Medos e Persas; por último ele ensinou na Índia, pregando para a população nativa da costa de Malabar. Morreu, ferido por uma lança, num lugar chamado Calamine. São Tomé é comemorado no dia 3 de julho, data da transferência de seu corpo para Edessa, na Mesopotamia.  É o patrono dos arquitetos.

QUER LER MAIS?

            Se você quer saber mais sobre a paixão e morte de Jesus, nós podemos lhe enviar um texto mais detalhado sobre a crucificação.  Solicite por E-mail.
           

PESQUISA BÍBLICA

            O Evangelho de João, ao descrever o nome dos apóstolos, cita que Jesus chamou um apóstolo de nome Natanael (confira em Jo 1,43s e em Jo 21,2).  Foi ele quem disse a frase: “Será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?”. Ocorre, porém, que os outros evangelistas não incluem Natanael como um dos 12 apóstolos (confira em Mt 10,2; Mc 3,16 e Lc 6,14). O que terá acontecido? Será que havia 13 apóstolos? Será que João se enganou no nome? Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia.  Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário