sábado, 13 de abril de 2002

Os Dogmas da Igreja Católica - Parte 1

O que é Dogma ?

Se você é Católico e orienta sua fé pelos ensinamentos da Igreja Católica, é importante que você conheça a doutrina contida nos dogmas. Iniciaremos a partir de hoje uma série de artigos sobre os dogmas da Igreja Católica.

O que é Dogma? – Dogma é uma verdade (afirmação verdadeira) proposta pela Igreja Católica com o objetivo de aumentar (e esclarecer) a fé dos cristãos.  Os dogmas são luzes no caminho de nossa fé, que o iluminam e tornam seguro. 

Autoridade – Utilizando-se da autoridade que recebeu de Cristo, a Igreja Católica define os dogmas, convocando o povo cristão a uma adesão de fé a estas verdades.

Revelação Divina – Todos os dogmas são fundamentados em passagens bíblicas, ou têm uma conexão direta com elas.  Assim, os Dogmas tornam cada vez mais profunda a compreensão da Revelação Divina.

Um exemplo – Inúmeros trechos da Bíblia afirmam que Jesus Cristo era Deus.  Desde o Antigo Testamento, onde os profetas anunciavam a vinda do Cristo (veja Is 7,14 que fala de Emanuel, Deus Conosco; ou ainda Is 9,6, o Príncipe da Paz) até o Novo Testamento em Mt 23,17 (no batismo de Jesus) ou em Mt 17,5 no Monte Tabor, ou em Lc 2,49 (“devo me ocupar das coisas de meu Pai”), ou ainda Mt 11,27 (“ninguém conhece o Pai senão o Filho”) ou em Rm 9,5 (“Cristo, que é Deus”). Não existe qualquer dúvida sobre a Revelação Divina: Jesus era Deus.

A Mãe de Jesus – Também não existe qualquer dúvida sobre quem foi a mãe de Jesus.  Desde a previsão dos profetas (Is 7,14: “Eis que uma virgem conceberá ...”), a visita do anjo (Lc 1,31: “Eis que conceberás ... o que nascer de Ti será chamado de Filho de Deus”), ou a pregação de São Paulo (Gl 4,4: “Enviou seu Filho, nascido de uma mulher”). Também é verdadeira a Revelação Divina: Maria era Mãe de Jesus.

Dogma: Maria Mãe de Deus – Baseada na fundamentação bíblica, a Igreja Católica definiu como Doutrina o culto à Maria como Mãe de Deus.  Assim a Igreja entende que é importante para o cristão aceitar Maria como Mãe de Deus, pois esta aceitação será benéfica para trilhar os caminhos da fé cristã.

Quais são os Dogmas – A Igreja definiu 5 Dogmas sobre Deus, 8 sobre Jesus Cristo, 3 sobre a criação do mundo, 3 sobre o Ser Humano, 3 sobre Maria, 5 sobre o Papa e a Igreja, 9 Dogmas sobre os Sacramentos e 7 sobre o Final dos Tempos.  Na próxima semana vamos detalhar os Dogmas sobre Deus.

QUER LER MAIS?

            Se você quer ler o texto oficial da Igreja Católica sobre “Dogmas”, solicite por carta ou E-mail.
           

PESQUISA BÍBLICA

            O Evangelho de João, ao descrever o nome dos apóstolos, cita que Jesus chamou um apóstolo de nome Natanael (confira em Jo 1,43s e em Jo 21,2).  Foi ele quem disse a frase: “Será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?”. Ocorre, porém, que os outros evangelistas não incluem Natanael como um dos 12 apóstolos (confira em Mt 10,2; Mc 3,16 e Lc 6,14). O que terá acontecido? Será que havia 13 apóstolos? Será que João se enganou no nome? Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia.  Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário