Os Dogmas sobre a Criação do Mundo
Nas semanas anteriores vimos que Dogmas são verdades propostas pela Igreja Católica com o objetivo de aumentar (e esclarecer) a nossa fé. Na semana passada estudamos os 5 dogmas sobre Deus. Hoje veremos os 3 dogmas sobre a criação do mundo.
Dogma 6: Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do nada – Os Concílios de Latrão (1215) e Vaticano I (1870) declararam que todo o cristão Católico deve crer que Deus é o criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, criação esta feita do nada. Existem inúmeras passagens bíblicas que provam este dogma. Vamos citar três: O primeiro versículo da Bíblia (Gn 1,1): “No princípio Deus criou o céu e a terra..."; o 2º Livro dos Macabeus (2Mc 7,28): "Te suplico meu filho, que olhes o céu e a terra, e vejas o quanto existem neles, e entendas que do nada Deus fez tudo isso"; e a Carta aos Hebreus (Hb 11,3): "Pela fé conhecemos que os mundos foram dispostos pela palavra de Deus de modo que do invisível teve origem o visível".
Dogma 7: O mundo teve princípio no tempo – A Igreja Católica nos ensina que o mundo teve um princípio no tempo, ou seja o mundo não existe desde toda eternidade. A Igreja é contrária à filosofia pagã e ao materialismo moderno que supõe a eternidade do mundo. O progresso da física atômica (elementos radiativos) e da astronomia (idade do universo e big-bang) permitem inferir um princípio do mundo no tempo. O Evangelho de João (Jo 17,5) nos diz: "Agora, Tu, Pai, glorifica-me próximo a Ti mesmo, com a glória que tive perto de Ti antes que o mundo existisse..."; ou a Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 1,4): “Nos escolheu antes da constituição do mundo..." ; ou o Salmo (Sa101,26): "Desde o princípio fundaste Tu a terra...".
Dogma 8: Deus conserva na existência a todas as coisas criadas – Deus exerce uma ação conservadora no mundo como uma continuação da Sua ação criadora. Este dogma foi definido no Concílio Vaticano I: "Tudo o que Deus criou, com sua providência o conserva e governa...". O Livro da Sabedoria nos dá o fundamento deste dogma (Sb 11,26): “E como poderia subsistir nada se Tu não quiseras ou como poderia conservar-se sem Ti?" (Sb 11,25); ou ainda o Evangelho de João (Jo 5,17): "Meu Pai segue trabalhando ainda e eu também trabalho"; ou ainda a Carta de S. Paulo aos Colossenses (Col 1,17): "E tudo Nele subsiste".
QUER LER MAIS?
Se você quer ler o texto oficial da Igreja Católica sobre “Dogmas” ou um texto completo sobre os “Dogmas sobre Deus” ou sobre “Dogmas sobre a criação do Mundo”, solicite por E-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário