sábado, 11 de maio de 2002

Os dogmas da Igreja Católica - Parte 5

Os Dogmas sobre Jesus Cristo

Nas semanas anteriores vimos que Dogmas são verdades propostas pela Igreja Católica com o objetivo de aumentar a nossa fé. Já vimos os 5 dogmas sobre Deus, os 3 dogmas sobre a criação do mundo e os 3 Dogmas sobre o Ser Humano.  Existem 8 Dogmas sobre Jesus Cristo, dos quais veremos hoje os 4 primeiros. 
Dogma 12: Jesus Cristo é o verdadeiro Filho de Deus por essência – A Igreja Católica nos ensina que Jesus Cristo possui a mesma natureza divina de Deus Pai.  Devemos crer que Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.  A Bíblia nos diz que ele é “Emanuel, Deus conosco” (Is 7, 14; 8,8) e “Conselheiro admirável, Príncipe da Paz” (Is 9,6). No batismo no rio Jordão ouviu-se “Tu és Meu Filho amado, em Ti deposito minha complacência” (Mt 3,17) ou então no monte Tabor “Este é Meu Filho muito amado, escutai-O” (Mt 17,5).  O próprio Cristo afirmou: “Não sabias que Eu devo ocupar-me nas coisas que dizem respeito ao serviço de Meu Pai” (Lc 2,49); “As obras que faço em nome de Meu Pai dão testemunho de Mim” (Jo 10,25).

Dogma 13: Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se confundem Este dogma ensina que Jesus possui uma natureza divina e uma natureza humana.  Ele é, ao mesmo tempo, Deus e homem em uma só pessoa.  A prova está em seus milagres e em sua morte.   No Evangelho de João podemos ler “E o Verbo se fez carne ...” (Jo 1,14) e São Paulo escreveu “O qual, sendo de condição divina, não reteve avidamente o fato de ser igual a Deus, mas se despojou de si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante e aparecendo em seu porte como homem” (Fil 2,6).

Dogma 14: Cada natureza em Cristo possui uma própria natureza física – A Igreja ensina que, apesar da dupla natureza física, existiu e existe a unidade moral, porque a vontade humana de Cristo se conforma com a livre subordinação à vontade Divina.  Eis algumas passagens bíblicas: “Não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres ...” (Mt 26,39); “Não seja feita Minha vontade, mas sim a Tua” (Lc 22,42); “Desci do céu para fazer não a Minha vontade, mas sim a vontade de quem Me enviou” (Jo 6,38); “Ninguém Me tira, Eu a doei voluntariamente, tenho o poder para concedê-la e o poder de recobra-la novamente” (Jo 10,18).

Dogma 15: Cristo, mesmo homem, é Filho natural de Deus – A Igreja nos ensina que o homem Jesus Cristo, que viveu 36 anos na terra (ensinou, orou, fez milagres, comeu, chorou, morreu) é filho natural de Deus.  Eis as Escrituras: “Deus não poupou Seu próprio Filho, mas sim O entregou por todos nós” (Rom 8,32); “Deus tanto amou o mundo que lhe deu Seu Filho Unigênito” (Jo 3,16); “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e pudemos contemplar Sua glória” (Jo 1,14).

QUER LER MAIS?

            Se você quer saber mais sobre “Dogmas”, solicite por E-mail que lhe enviaremos gratuitamente um texto completo.

Um comentário:

  1. Ola,
    Somos um pequeno grupo da igreja catolica e estamos estudando os dogmas igrejas. Pode nos mandar umas informacoes sobre o assunto porfavor?

    ResponderExcluir