sábado, 31 de agosto de 2002

O Primado de Pedro

A doutrina católica do Papado está baseada na Bíblia e é derivada da evidente primazia de São Pedro entre os Apóstolos de Cristo.  No Novo Testamento existem 50 passagens que atestam Pedro como o chefe da Igreja. Neste artigo descreveremos as principais citações.

Tu és Rocha – Mt 16,18: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela". A pedra ("petra", em grego) aqui se refere ao próprio São Pedro e não à sua fé ou a Jesus Cristo. Cristo aparece aqui não como o fundamento, mas como o arquiteto que "edifica". Hoje, o consenso comum da grande maioria dos pesquisadores e comentaristas bíblicos favorece esta dedução católica tradicional. Aqui se diz que São Pedro é a pedra-fundamental da Igreja tornando-o cabeça e chefe da família de Deus (a semente da doutrina do papado).
O Poder das Chaves – Mt 16,19: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus...". O "poder das chaves" expressa a autoridade administrativa e disciplina eclesiástica com relação às necessidades da fé, como em Is 22,22 (Is 9,6; Jó 12,14; Ap 3,7). É deste poder que surge o uso de censuras, excomunhão, absolvição, disciplina batismal, imposição de penas e poderes legislativos.

Ligar e Desligar – Mt 16,19: "...e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado no céu". "Ligar" e "desligar" são termos técnicos usados pelos rabinos e que têm o significado de "permitir" e "proibir" com relação à interpretação da lei e, secundariamente, "condenar", ou "liberar". Assim, a São Pedro e aos papas é dada a autoridade para determinar as regras de doutrina e vida, por virtude da revelação e orientado pelo Espírito Santo (Jo 16,13), e para exigir obediência por parte da Igreja.

Primeiro Apóstolo – O nome de Pedro aparece em primeiro lugar em todas as listas que enumeram os apóstolos (Mt 10,2; Mc 3,16; Lc 6,14; At 1,13). É ele o único entre os Apóstolos que recebe um novo nome, Pedra, solenemente conferido (Jo 1,42, Mt 16,18). É também o único apóstolo mencionado pelo nome quando Jesus Cristo orou para que "a sua fé (de Pedro) não desfalecesse" (Lc 22,32).  Pedro foi o primeiro a confessar a divindade de Cristo (Mt 16,16)  e o primeiro apóstolo a correr e entrar no túmulo vazio de Jesus (Lc 24,12; Jo 20,16).

Líder da Igreja – Pedro é reconhecido pelo anjo como o líder e representante dos apóstolos (Mc 16,7); é respeitado pelos judeus (At 4,1-13) como líder e porta-voz dos cristãos, e pelas pessoas comuns da mesma maneira (At 2,37-41; 5,15).  As palavras de Pedro são as primeiras a serem registradas, bem como são as mais importantes no discurso anterior ao Pentecostes (At 1,15-22).  Pedro toma a liderança na escolha do substituto para o lugar de Judas Iscariotes (At 1,22) e é a primeira pessoa a falar após Pentecostes, tendo sido ele, portanto o primeiro cristão a "pregar o Evangelho" na Era da Igreja (At 2,14-36). 

Administrador da Igreja – Pedro lança a primeira excomunhão (anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus (At 5,2-11); preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos (At 15,7-11). Cornélio é orientado por um anjo a procurar Pedro para ser instruído no cristianismo (At 10,1-6).  Foi ele o primeiro a pregar o arrependimento cristão e o batismo (At 2,38).  Pedro (presumivelmente) tomou a liderança no primeiro batismo em massa (At 2,41) e comandou o batismo dos primeiros cristãos gentios (At 10,44-48).  Pedro age (fortemente indicado) como o bispo/pastor chefe da Igreja (1Pd 5,1), exortando todos os outros bispos ou "anciãos".

Milagres de Pedro – Pedro realiza o primeiro milagre da Era da Igreja, curando um aleijado (At 3,6-12). Até a sombra de Pedro realiza milagres (At 5,15) e é ele a primeira pessoa após Cristo a ressuscitar uma pessoa (At 9,40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário