Os Tiagos – Existem três pessoas com o nome de Tiago que têm participação intensa no Novo Testamento. Dois deles são apóstolos: o Tiago Maior e Tiago Menor. O terceiro Tiago, primo de Jesus, aparece na formação das primeiras comunidades cristãs. Se você faz confusão entre os Tiagos, leia o texto a seguir.
Tiago Maior – Filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João, Tiago foi chamado pelo próprio Jesus para ser apóstolo. Deixou o barco e as redes e seguiu Jesus. Tiago e João receberam o apelido de Boanerges, que significa filhos do trovão (Mt 4,21).
Tiago Maior e Jesus – Tiago maior fazia parte do grupo de apóstolos mais próximo de Jesus (Pedro, Tiago, João e, às vezes, André), estando presente nas ocasiões mais decisivas: no anúncio da ruína do templo, os quatro discípulos “à parte, perguntavam-lhe” (Mc 13, 3), ou “os discípulos adiantaram-se a ele, à parte, e lhe disseram” (Mt 24, 3). No Getsêmani “ele leva consigo Pedro, Tiago e João” (Mc 14, 33); na transfiguração “Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João, e os leva a sós, à parte, ao cimo de uma alta montanha” (Mc 9, 2). O mesmo ocorre na cura da filha de Jairo (Mc 5,37).
Tiago Maior na Espanha – Algumas lendas dizem que Tiago Maior evangelizou na Espanha, porém não existe base histórica para esta afirmação. Tiago “bebeu do mesmo cálice de Jesus” (veja Mc 10,39), sendo morto à espada (degolado), no ano 44, por ordem do rei Herodes Agripa (veja At 12,1). Tiago é o Santo dos chapeleiros, dos doentes de reumatismo e de todos trabalhadores. É comemorado no dia 25 de julho.
Tiago Menor – Também chamado de “o Jovem” ou “o Justo”, era filho de Alfeu e recebeu o apelido de “Menor” para distingui-lo do outro apóstolo também chamado Tiago, mais velho e, possivelmente, mais alto. Tiago Menor morreu (ano 62) ao ser atirado do ponto mais alto do templo e, em seguida ser agredido. É comemorado no dia 3 de maio.
Tiago, “irmão” de Jesus – O terceiro Tiago não foi apóstolo de Cristo, mas desempenhou um importante papel na Igreja Primitiva. Foi o autor da Primeira Epístola Católica, a Carta de Tiago. Era filho de Alfeu (Cleofas) e de Maria, irmã de Nossa Senhora. Portanto, Tiago era primo de Jesus, o que é indicado várias vezes na Bíblia como “irmão” de Jesus (confira em Mt 13,55; Mt 27,56; Mc 6,3; Mc 15,40; Mc 16,1; Lc 24,10).
Tiago (o primo) e a Igreja – Tiago teve uma posição de destaque na Igreja do primeiro século (Confira em At 12,17 e At 15,13). São Paulo o proclama como testemunha da Ressurreição de Cristo e como “um dos pilares” da Igreja (confira em Gl 2,9). De acordo com a Tradição, ele foi o primeiro bispo de Jerusalém e presidiu o Concílio de Jerusalém (primeiro concílio da Igreja) por volta do ano 50.
A Carta de Tiago – O Novo Testamento tem uma Epístola de autoria de Tiago, primo de Jesus. A autoria é confirmada pelo estudo do texto que revela ter sido escrito por um judeu com grandes conhecimentos do Antigo Testamento e um cristão conhecedor dos ensinamentos do Evangelho. Documentos da Igreja primitiva e de Concílios comprovam a autenticidade da Carta de Tiago, escrita entre os anos de 60 e 62. Tiago, primo de Jesus, morreu martirizado por sua fé no verão do ano 62. É comemorado no dia 3 de maio.
E os outros Apóstolos?
Hoje escrevemos sobre os Tiagos. Faltam ainda os dois Judas. Continuaremos na próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário