Na Igreja – Clemente foi colaborador de São Pedro e São Paulo na evangelização dos romanos. Na Epístola aos Filipenses (Fl 4,3) Paulo escreve: “E tu, companheiro autêntico, eu te peço, acode em auxílio delas, pois lutaram comigo pelo Evangelho , ao mesmo tempo que Clemente e todos os outros meus colaboradores, cujos nomes figuram no livro da vida.” Os escritores católicos Orígenes e Eusébio de Cesaréia confirmam que o “Clemente” citado por Paulo se identificava com o Clemente Romano.
O sucessor de Pedro – Como nós sabemos, Pedro foi o primeiro Chefe da Igreja, o primeiro Bispo de Roma, o primeiro Papa, instituído pelo próprio Cristo (Mt 16,18). Existem algumas dúvidas sobre quem teria sido o sucessor de Pedro, em razão de várias citações de autores cristãos. Vejamos algumas:
Tertuliano – Foi o primeiro escritor cristão a escrever em latim, vivendo entre 163 e 230. Tertuliano escreveu que Clemente Romano foi o sucessor de Pedro, tendo sido consagrado pelo próprio Pedro. Clemente teria renunciado em favor do Papa Lino, que foi sucedido por Anacleto e depois, novamente, pelo Papa Clemente.
Eusébio – Eusébio de Cesaréia (Bispo de Cesaréia que viveu entre 260 e 340), autor do livro “História Eclesiástica” escreveu que Clemente Romano foi o sucessor de Pedro, após Lino e Anacleto. Jerônimo (estudioso da Bíblia que viveu entre 345 e 420) também concorda com Eusébio. Ireneu (Bispo e teólogo da cidade de Lion que viveu entre os anos de 130 e 202) confirma que Clemente foi discípulo de Pedro e o terceiro sucessor de Pedro no Papado.
Carta aos Coríntios – Todos os antigos autores cristãos atribuem a Clemente Romano a autoria da Carta de Clemente aos Coríntios. Esta carta não deve ser confundida com a Epístola de Paulo aos Coríntios, que faz parte do Novo Testamento. Esta longa carta (65 capítulos) de Clemente é um dos mais importantes documentos do início do cristianismo. A primeira parte da carta (caps. 4-36) dá conselhos morais com o objetivo de restabelecer a paz e a concórdia na comunidade de Corinto. A segunda parte (caps. 37-61) inside sobre a hierarquia eclesiástica e a necessidade da submissão às legítimas autoridades.
Autor da Carta aos Hebreus – Como nós sabemos, a Carta aos Hebreus (livro canônico incluído no Novo Testamento) tem autor incerto. Entre os estudiosos da Bíblia (exegetas), o nome de Clemente de Roma aparece como o mais provável autor dessa carta. Orígenes (primeiro teólogo da Igreja grega, criou a primeira teologia sistemática, vivendo entre 185 e 254) indica Clemente e Lucas (autor do terceiro Evangelho e do Atos dos Apóstolos) como os mais prováveis autores. Eusébio prefere indicar Clemente de Roma e Inácio (Bispo de Antioquia que viveu entre 35 e 107).
Quer saber mais – Se você quer maiores informações sobre Clemente Romano, solicite por carta ou E-mail que lhe enviaremos um texto completo. A Carta de Clemente aos Coríntios foi publicada (em português) recentemente numa edição da “Coleção Patrística – Padres Apostólicos” da Editora Paulus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário