sábado, 18 de fevereiro de 2012

Levanta-te e anda!

No evangelho deste domingo (Mc 2,1-12), Jesus cura um paralítico na casa de Simão. Para refletir sobre esse texto, reproduzimos o comentário de Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília. 

Três grupos – A narrativa da cura do paralítico (Mc 2,1-12) apresenta as atitudes de três grupos de pessoas perante Jesus: a) os quatro homens que carregavam o paralítico; b) os mestres da Lei; c) a multidão reunida diante da casa.  

Buraco no teto – Os homens que levaram o paralítico até Jesus, com grande esforço e criatividade, chegaram a abrir o teto da casa para fazê-lo chegar até ele, por causa da multidão que ali se encontrava. Aqueles homens muito contribuíram para que o milagre acontecesse. Eles demonstraram amor pelo paralítico e, acima de tudo, a fé em Jesus Cristo. Marcos destaca que Jesus “viu a fé daqueles homens” (Mc 2,5).  

Fechamento e admiração – A postura do segundo grupo, os mestres da Lei, ao contrário do primeiro, é a de fechamento, a de recusa em admitir a cura do paralítico, criticando duramente a Jesus pelo fato dele perdoar pecados.  Entretanto, temos ainda, a reação das pessoas que se reuniam em grande número diante da porta da casa onde Jesus estava em Cafarnaum: “ficaram admirados e louvavam a Deus” (Mc 2,12). 

Humildade – No texto meditado, o paralítico nada diz; porém, os seus gestos são muito significativos: ele aceitou aproximar-se de Jesus com a ajuda das pessoas; acolheu o perdão que Jesus lhe oferecia, ao invés de questioná-lo a respeito ou de recusar; por fim, atendendo a voz de Jesus, se levantou e se dispôs a caminhar rumo a uma nova vida.  

Buscar Jesus – Este é o itinerário a ser percorrido por todos os que, também hoje, reconhecem os seus pecados e a incapacidade de caminhar sozinhos; buscam a Jesus aceitando a ajuda das pessoas e o perdão; se levantam e começam a caminhar numa nova vida. Para tanto, é preciso muita humildade e fé em Cristo.     

Personagem principal – Apesar da importância das atitudes dos diversos personagens, é Jesus Cristo quem ocupa o lugar central no Evangelho. Em Cafarnaum, ele “anuncia a Palavra” à multidão reunida; permanece atento às diferentes pessoas, elogiando a fé dos quatro homens e censurando os mestres da Lei.  

Cura por inteiro – Acima de tudo, revela o seu poder salvador através da misericórdia e do perdão, que permitem àquele homem se levantar e caminhar. Uma vez mais, Marcos apresenta Jesus curando o homem por inteiro. “Teus pecados estão perdoados”, “levanta-te e anda”, são as palavras de Jesus dirigidas ao paralítico, que continuam a ecoar nos corações de todos os que se reconhecem necessitados do poder e da misericórdia de Deus para superar as situações de sofrimento e de pecado. 

Fé e Amor – Contudo, não basta pensar em si próprio. O verdadeiro discípulo se une aos outros, como fizeram os quatro homens mencionados, para conduzir até Jesus os que já não conseguem caminhar por conta própria, à espera de um gesto de fé, de amor e de solidariedade dos irmãos. É preciso, hoje, levantar-se e caminhar com a fé em Cristo e o amor ao próximo no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário