sábado, 8 de julho de 2000

Novamente os Irmãos de Jesus

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 08/07/2000





O Evangelho da missa de hoje volta a citar ‘os irmãos de Jesus’ (Mc 6,1-6). O assunto já foi discutido aqui nesta coluna, e concluímos que Tiago, José, Judas e Simão eram, na verdade, primos de Jesus, filhos de Maria e Cleofas. Surge, então, uma pergunta: quem eram estas 4 pessoas na Igreja primitiva ?


TIAGO, o íntegro – Uma das pessoas mais importantes da Igreja nascente, Tiago foi o primeiro Bispo de Jerusalém. Ele não deve ser confundido com o apóstolo Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João, morto por apedrejamento no ano de 44; quanto ao outro apóstolo Tiago, filho de Alfeu, alguns exegetas o identificam com o primo de Jesus, enquanto que outros negam serem a mesma pessoa. Quanto à autoria da Epístola de Tiago, embora toda a tradição a atribua ao ‘irmão do Senhor’, a maioria dos biblicistas modernos renunciam a essa identificação. Eusébio de Cesaréia, ao escrever a História da Igreja (início do século IV) assim descreveu Tiago, o ‘irmão de Jesus’: "Ele não bebia vinho nem qualquer comida animal; nunca se barbeou, nem se ungiu com óleo nem tomava banho. Só lhe foi permitido entrar no Lugar Santo do Templo, porque seu vestuário não era de lã, mas de linho. Ele entrava no Santuário só, e sempre se encontrava de joelhos pedindo perdão pelas pessoas, a ponto que seus joelhos ficaram calejados como os de camelos. Por causa de seu comportamento correto, ele foi chamado de Integro."

Tiago era conhecido por seus votos de pobreza, sendo apelidado de ‘o pobre’. Alguns autores atribuem a ele a fundação da comunidade dos Ebionitas (ebion = pobre), que aceitava Jesus como um Deus. Veja a atuação de Tiago na Igreja primitiva em Gl 1,19;2,9.12; At 12,17; 15, 13-21; 21, 18-25.


JOSÉ – Nada se conhece sobre José, primo de Jesus. Torna-se importante lembrar que, pela tradição judaica, os judeus nunca colocam em seus filhos o mesmo nome dos pais. Esta é mais uma razão para negar que ‘os irmãos de Jesus’ sejam filhos de José e Maria Santíssima.

JUDAS – Este terceiro ‘irmão do Senhor’ deve ser diferenciado de Judas Tadeu e Judas Escariotes, que foram apóstolos (confira em Mt 13,55 e Mc 6,3). Ele se apresenta como autor da Epístola de Judas, embora a maioria dos estudiosos tenham dúvidas sobre essa autoria, pela data de sua composição (ano 90). Judas e Tiago (primos de Jesus) se tornaram famosos na Igreja primitiva por seus ensinamentos, eram venerados e se divulgavam seus ditos.

SIMÃO – Também é desconhecido na história da Igreja. Não deve ser confundido com Simão Pedro, nem com Simão, o zelote, que eram apóstolos. Simão Pedro, filho de Jonas, era pescador (Mt 4,18), negou três vezes conhecer Jesus, recebeu as chaves do Reino dos Céus e foi o primeiro Papa da Igreja. Simão, o zelote, tinha este nome por ter pertencido ao grupo dos zelotes, que defendiam o nacionalismo religioso, opondo-se com violência à ocupação romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário