Entre os diversos dons que existem na humanidade, há os dons da escultura, da pintura. Ser escultor ou pintor é um Dom de Deus. Lembremo-nos aqui da carta de São Tiago que diz "qualquer Dom precioso, qualquer dádiva perfeita vem do alto, desce do Pai das luzes ... (Tg 1,17). Quando Deus dá um Dom para alguém, ele deseja que a pessoa use esse Dom para o bem.
Queremos lembrar agora as centenas e milhares de artistas escultores ou pintores, que no decorrer da história e nos tempos de hoje, utilizaram e utilizam o Dom que Deus lhes deu, para Sua santificação e para o encanto da humanidade. Quem não conhece as esculturas do Aleijadinho, representando as muitas figuras bíblicas ? (aliás, elas foram proclamadas como patrimônio da humanidade, pela UNESCO em 1985). Quem não admira as esculturas de Michelângelo como, por exemplo, a Pietá, ou a famosa estátua de Moisés que de tão perfeita parece falar ? Essas esculturas estão expostas em Roma e atraem milhares de pessoas que as admiram e, ao mesmo tempo, enaltecem a Jesus Cristo e a outros personagens bíblicos.
Recordemos a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. É a maior estátua do mundo no gênero ! Será que as pessoas que vão até o Corcovado para admirar essa obra humana não pensam na pessoa do nosso Redentor, Jesus Cristo, ao vê-la?
Nas praças públicas, museus, escolas, residências, em todos os continentes, existem hoje milhões de pinturas desenhos e esculturas que revelam o gênio humano. Essas esculturas não são deuses. São expressões da arte e da cultura. São obras aplaudidas por multidões e fruto do talento, que milhares receberam de Deus.
Fazer esculturas sacras é um Dom que deve ser divulgado e certamente Deus aprova que seu Filho Jesus Cristo seja propagado através das imagens. O apóstolo Paulo mesmo no diz: "o que importa é que Cristo seja anunciado ..." (Fl 1,18). Portanto, cada escultura de arte sacra é um anúncio de Jesus, quer seja do próprio Jesus ou dos seus seguidores mais fiéis, como foram os santos.
Todas imagens de Cristo são uma promoção de Cristo e, assim sendo, são dignas de serem promovidas. Pois assim como um pai sente-se feliz e honrado quando vê seu filho admirado, assim também Deus Pai sente-se satisfeito e honrado ao ver seu Filho querido glorificado por inúmeras imagens.
Concluímos com a definição da palavra imagem, segundo o Novo Dicionário Aurélio, "Verbete imagem: Representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa ou de objeto" e perguntamos: a fotografia não é uma imagem? Quem não as têm em sua casa? Quem não se vale delas para recordar-se de pessoas queridas que fazem ou fizeram parte de nossas vidas, propiciando-nos momentos de reflexões, às vezes? Poderá ser considerado idólatra alguém que pára para olhar fotos, pinturas, esculturas? Nessa linha de pensamento, será que todo fotógrafo, pintor, escultor, irá para o inferno?
Adorar é culto máximo que se dá só a Deus, reconhecendo-O como único Criador e Senhor do universo. O uso de imagem como recurso pedagógico que nos ajuda a chegar mais perto de Deus, não implica em adoração de imagens, pois o católico consciente sabe que suas orações são dirigidas a Deus e não a uma estátua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário