sábado, 26 de janeiro de 2002

A lenda do Quarto Rei Mago

Os magos – O Evangelho de Mateus descreve a visita dos magos a Jesus em Belém, guiados por uma estrela. As antigas comunidades cristãs adicionaram à história do Evangelho o título de “reis”, o número de “três” e os seus “nomes”. O texto de Mateus também conta que os magos vieram adorar o Menino e entregar seus presentes: ouro, incenso e mirra.
A Lenda – Uma antiga história conta que existia um quarto rei mago, que se chamava Artabam. Os quatros venderam tudo o que tinham e compraram os presentes.  Artabam escolheu como presentes pedras preciosas: um rubi, uma esmeralda e diamantes. 
Artabam – Quando estava a caminho de Belém, Artabam escutou gemidos que um homem, assaltado à beira do caminho, emitia de maneira intermitente. Comovido, colocou-o no seu camelo, o levou a uma pousada próxima, cuidando dele até que se recuperasse o suficiente. O dono da pousada exigiu o pagamento pelos serviços prestados. Então Artabam, sem pestanejar, pegou o rubi dentro de sua bolsa e entregou ao dono da pousada. 
Perdeu-se – Procurou a trilha dos outros reis magos, mas a estrela já tinha desaparecido do céu. Dormiu morto de cansaço. Ao acordar, partiu de novo sem os amigos, sem a estrela para orientá-lo e continuou seu caminho. No fundo do coração, ele sabia que, algum dia, iria encontrar seu Rei. 
A Caravana – A certa altura da caminhada, avistou uma caravana vindo em sua direção. Quando se aproximaram, viu que se tratava de um comboio de escravos sendo levados para a morte.  Artabam olhou para eles e sentiu compaixão e amor. Pegou as esmeraldas e os diamantes e comprou os escravos, libertando-os em seguida.  Quando todos já haviam partido, Artabam ficou sozinho. 
Desespero – O sol se pôs e a escuridão tomou conta do deserto. Entre lágrimas, Artabam olhou para o céu estrelado.  Não tinha mais presentes para oferecer, não havia mais a estrela guia, tinha perdido o contato com seus três amigos. 
Final da lenda – Existem dois finais para esta lenda.  Vamos a eles. 
Primeiro final – A estrela de Belém apareceu novamente para Artabam, mas ele desistiu de segui-la, pois nada mais tinha a oferecer ao Menino.  De repente, uma voz misteriosa lhe disse:  — Não é tarde, não, Artabam. Você chegou na hora certa. Quero que saiba que seus presentes foram os primeiros que recebi quando nasci. Você foi o primeiro a encontrar-me, o primeiro a me homenagear e o primeiro a me presentear. 
Segundo final – Uma segunda versão conta que Artabam foi assaltado e saqueado por ladrões, perambulando pela região da Palestina por muitos anos.  Nunca desistiu de encontrar o seu Rei.  Um dia, passando próximo a Jerusalém, encontrou três homens crucificados.  Um deles lhe perguntou o que procurava.  Artabam respondeu que há mais de 30 anos buscava o Rei dos Judeus.  O homem lhe disse: “Pois acaba de encontrar!”.

COMEMORAMOS ...
            ... no dia 26 de janeiro comemora-se o dia de São Timóteo, ajudante, assistente e amigo pessoal de São Paulo.  Foi um grande missionário, principal elemento da Igreja de Éfeso.  São Paulo lhe endereçou duas cartas canônicas.  Foi martirizado no ano de 97, apedrejado por opositores da Igreja.

PESQUISA BÍBLICA

            Em Jo 1,29-34 nós encontramos João Batista proclamando para a multidão que Jesus é o Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus ... eu vi o Espírito descer sobre ele ... atesto que ele é o Filho de Deus.  Isto aconteceu em outubro/novembro do ano 27.  Poucos meses depois (Mt 11,3 ou Lc 7,19) o mesmo João Batista manda perguntar a Jesus se ele era mesmo ‘Aquele que vem’.  Será que João se esqueceu do que havia dito?  Os textos são incoerentes?  Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia.  Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por  E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário