sábado, 12 de janeiro de 2002

São João – Batista ou Evangelista?

            É bastante comum nós encontrarmos entre os cristãos, pessoas que confundem João Batista e João Evangelista.  Como estes dois personagens devem aparecer constantemente na liturgia das próximas semanas, vamos comentar sobre a vida de cada um deles. 

João Batista – Era primo de Jesus Cristo. Filho de Zacarias (sacerdote da ordem de Abia, cujo trabalho no templo era queimar incenso) e de Isabel (descendente de Aaron). Quando Zacarias estava auxiliando no Templo, um anjo lhe avisou que Isabel estava grávida.  Como Zacarias duvidou, foi castigado (ficou mudo) até o nascimento de João Batista. 

Visita – Quando estava no sexto mês de gravidez, Isabel foi visitada pela Virgem Maria. A narração do evangelista São Lucas do encontro de Maria e Isabel é um dos mais lindos trechos dos Evangelhos.  Quase todas palavras da primeira parte da oração da “Ave Maria” encontra-se nesta perícope. 

João, o profeta – Começou seu ministério por volta do ano 27. Usando apenas um cinto de couro e uma túnica de pele de camelo, alimentava-se de gafanhotos e mel selvagem, pregando uma mensagem de arrependimento para as pessoas de Jerusalém. Ele converteu muitos, preparando a vinda de Cristo. Ao começar sua vida pública, Jesus quis ser batizado por João Batista. 

A morte de João – Por denunciar a união ilícita de Herodes Antipas e Herodídes, o Batista foi decapitado a mando do monarca e teve sua cabeça apresentada numa bandeja. 

João Evangelista – Um dos doze apóstolos, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o Maior (chamados de filhos do trovão), foi discípulo de São João Batista antes de ser o "discípulo amado" de Nosso Senhor.  Foi chamado para ser discípulo pelo próprio Jesus, permanecendo como o discípulo mais próximo de Cristo. 
Sempre junto a Cristo – João Evangelista é o discípulo que mais está presente em todas as etapas da vida pública de Jesus. Estava presente na Última Ceia e foi o único discípulo presente no calvário, representando a Humanidade quando recebeu como Mãe a Maria Santíssima e foi a Ela entregue como filho.  
Textos de João – João Evangelista é autor do quarto Evangelho, onde apresenta um tratado teológico da vida de Cristo.  Também é autor de três Epístolas (cartas) e, possivelmente, do livro do Apocalipse. 
Morte do Evangelista – João foi desterrado (exilado) na ilha de Patmos,  onde fundou uma grande comunidade cristã.  Morreu quase centenário na cidade de Éfeso.

VOCÊ SABIA ...
            ... que São João Batista é o único santo da Igreja (além da Virgem Maria) comemorado em duas datas? Dia 24 de junho (nascimento) e 29 de agosto (morte). Para todos os outros santos, comemora-se apenas o dia da sua morte. Você sabe dizer porque isto acontece apenas com São João Batista?  Isto é assunto para a próxima semana ...

COMEMORAMOS ...
            ... dia 20 de janeiro, celebramos a festa de São Sebastião. Soldado imperial de Narbona (Gália) ou de Milão, segundo Santo Ambrósio, sofreu o martírio em Roma, em testemunho de sua fé em Cristo, na época do Imperador Diocleciano. Usava sua posição de soldado para confortar os cristãos condenados à morte. A iconografia retrata-o no martírio, crivado de flechas.   Se você é devoto deste santo, a Paróquia de São Sebastião em Bauru estará provendo tríduos, novenas, quemesse, etc. Informe-se.


PESQUISA BÍBLICA

            Em Jo 1,29-34 nós encontramos João Batista proclamando para a multidão que Jesus é o Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus ... eu vi o Espírito descer sobre ele ... atesto que ele é o Filho de Deus.  Isto aconteceu em outubro/novembro do ano 27.  Poucos meses depois (Mt 11,3 ou Lc 7,19) o mesmo João Batista manda perguntar a Jesus se ele era mesmo ‘Aquele que vem’.  Será que João se esqueceu do que havia dito?  Os textos são incoerentes?  Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia.  Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por  E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário