É bastante comum nós encontrarmos entre os cristãos, pessoas que confundem João Batista e João Evangelista. Como estes dois personagens devem aparecer constantemente na liturgia das próximas semanas, vamos comentar sobre a vida de cada um deles.
João Batista – Era primo de Jesus Cristo. Filho de Zacarias (sacerdote da ordem de Abia, cujo trabalho no templo era queimar incenso) e de Isabel (descendente de Aaron). Quando Zacarias estava auxiliando no Templo, um anjo lhe avisou que Isabel estava grávida. Como Zacarias duvidou, foi castigado (ficou mudo) até o nascimento de João Batista.
Visita – Quando estava no sexto mês de gravidez, Isabel foi visitada pela Virgem Maria. A narração do evangelista São Lucas do encontro de Maria e Isabel é um dos mais lindos trechos dos Evangelhos. Quase todas palavras da primeira parte da oração da “Ave Maria” encontra-se nesta perícope.
João, o profeta – Começou seu ministério por volta do ano 27. Usando apenas um cinto de couro e uma túnica de pele de camelo, alimentava-se de gafanhotos e mel selvagem, pregando uma mensagem de arrependimento para as pessoas de Jerusalém. Ele converteu muitos, preparando a vinda de Cristo. Ao começar sua vida pública, Jesus quis ser batizado por João Batista.
A morte de João – Por denunciar a união ilícita de Herodes Antipas e Herodídes, o Batista foi decapitado a mando do monarca e teve sua cabeça apresentada numa bandeja.
João Evangelista – Um dos doze apóstolos, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o Maior (chamados de filhos do trovão), foi discípulo de São João Batista antes de ser o "discípulo amado" de Nosso Senhor. Foi chamado para ser discípulo pelo próprio Jesus, permanecendo como o discípulo mais próximo de Cristo.
Sempre junto a Cristo – João Evangelista é o discípulo que mais está presente em todas as etapas da vida pública de Jesus. Estava presente na Última Ceia e foi o único discípulo presente no calvário, representando a Humanidade quando recebeu como Mãe a Maria Santíssima e foi a Ela entregue como filho.
Textos de João – João Evangelista é autor do quarto Evangelho, onde apresenta um tratado teológico da vida de Cristo. Também é autor de três Epístolas (cartas) e, possivelmente, do livro do Apocalipse.
Morte do Evangelista – João foi desterrado (exilado) na ilha de Patmos, onde fundou uma grande comunidade cristã. Morreu quase centenário na cidade de Éfeso.
VOCÊ SABIA ...
... que São João Batista é o único santo da Igreja (além da Virgem Maria) comemorado em duas datas? Dia 24 de junho (nascimento) e 29 de agosto (morte). Para todos os outros santos, comemora-se apenas o dia da sua morte. Você sabe dizer porque isto acontece apenas com São João Batista? Isto é assunto para a próxima semana ...
COMEMORAMOS ...
... dia 20 de janeiro, celebramos a festa de São Sebastião. Soldado imperial de Narbona (Gália) ou de Milão, segundo Santo Ambrósio, sofreu o martírio em Roma, em testemunho de sua fé em Cristo, na época do Imperador Diocleciano. Usava sua posição de soldado para confortar os cristãos condenados à morte. A iconografia retrata-o no martírio, crivado de flechas. Se você é devoto deste santo, a Paróquia de São Sebastião em Bauru estará provendo tríduos, novenas, quemesse, etc. Informe-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário