Os Evangelhos descrevem o nascimento de Jesus e os acontecimentos dos primeiros anos de sua vida (entre os anos –7 e –4), saltando para a descrição do batismo de Jesus (com 33 anos de idade em outubro do ano 27). Como teria sido a infância e a adolescência de Jesus? A tradição judaica permite supor como ela se deu.
As tradições judaicas – Os judeus valorizavam muito o ensino religioso, sendo este o principal aspecto na formação das crianças. O pai era o principal encarregado da formação religiosa das crianças. Jesus, logo que começou a falar, aprendeu com José a recitação diária do Shemá (de manhã e à tarde) e a prece das Dezoito Bênçãos (três vezes ao dia). Quando começou a caminhar, José o levava à sinagoga e, anualmente, ao templo de Jerusalém. Dessa maneira, passo a passo, o garotinho israelita foi conduzido ao pleno cumprimento da Lei.
Escola – Aos cinco ou seis anos de idade, como todo garoto hebreu nessa idade, Jesus começou a freqüentar a escola. Era levado pela mãe (que ainda não tinha 20 anos de idade), que o entregava a um austero mestre. Na sexta hora (meio-dia) Maria ia receber seu filho que deixava a escola. O aluno Jesus aprendeu, inicialmente o alfabeto hebraico. Como não havia papel, era usada uma tábua recoberta com cera: o professor escrevia as letras com um estilete e pronunciava cada uma delas. Aprendidas as letras, passava-se às palavras de algum versículo do livro Levítico, com os alunos repetindo em voz alta.
Ciclo normal – Poucas semanas depois os meninos se integravam aos veteranos para o ciclo normal das lições. Durante cinco anos a rotina era a mesma: leitura declamada (infinitas vezes) da Bíblia hebraica. O professor mostrava um versículo no manuscrito bíblico aos alunos sentados diante dele; lia-o, explicava-o e depois mandava que as crianças o repetissem, em coro, muitas vezes. Dessa maneira, de versículo em versículo, de livro em livro, em cinco anos se aprendia toda a Bíblia, em especial os seus primeiros cinco livros, cujo todo forma o “Livro da Lei”, chamado em hebraico Torah.
Flavio Josefo – O autor hebreu Flávio Josefo, que viveu em um período um pouco posterior a Cristo, assim se expressou a propósito dessa didática de aprendizado, à qual todo judeu se submetia: “Se um de nós for perguntado sobre a Lei, está pronto a recitá-la [de cor] mais facilmente do que o próprio nome. Na verdade, nós aprendemo-la logo que tivemos acesso ao uso da razão e a levamos como que gravada na alma”.
Ciclo Superior – Com dez ou onze anos de idade, o garoto Jesus passou a um ciclo superior, com a duração de dois anos (agora com aulas de manhã e à tarde). A matéria abordada no segundo ciclo era mais árida e abstrata com relação à Bíblia, pois se aprendia as tradições orais que completavam ou interpretavam o “Livro da Lei”. No final deste segundo ciclo, Jesus viajou até a distante Jerusalém, onde deixou os doutores do templo maravilhados “da sua sabedoria e das suas respostas” (Lc 2,47).
Uma profissão – Aos doze ou treze anos, findo o curso escolar, os garotos israelitas retornavam definitivamente para casa e era o pai quem encaminhava o filho para uma profissão, em geral a sua própria. Em Nazaré, José guiou Jesus para o próprio ofício de carpinteiro e o menino retornou à anônima vida cotidiana, interrompida apenas quando do singular episódio entre os doutores no templo de Jerusalém. Daí em diante, seria conhecido como “filho do carpinteiro” (Mateus 13,55), ou como “o carpinteiro” (Marcos 6,3). Mas essa profissão humilde serviu de pano de fundo, contrastante, para as palavras divinas, quando chegou a ocasião: “E, indo para a sua pátria, ensinava na sua sinagoga, de modo que se admiravam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes milagres? Porventura não é este o filho do carpinteiro?” (Mateus 13,54-55).
QUER REZAR COMO JESUS REZAVA?
Todos os dias, de manhã e à tarde, Jesus recitava junto com Maria e José a oração do Shemá (que significa ‘escuta’ em hebraico): “Escuta Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”.
QUER LER MAIS?
Se você quer saber mais sobre os anos anônimos de Jesus, nós podemos lhe enviar um texto mais detalhado. Solicite por E-mail.
PESQUISA BÍBLICA
Você sabe explicar como morreu Judas Iscariotes? O Evangelista Mateus nos diz que ele enforcou-se (Mt 27,5), enquanto que Lucas informa que ele caiu num precipício (At 1,18-19). O que teria acontecido com o traidor de Cristo? Os textos são incoerentes? Quem está certo? Faça uma pesquisa em sua Bíblia ou em livros bíblicos; pergunte para o padre ou catequista de sua paróquia. Se você não encontrar uma resposta satisfatória, solicite por carta ou E-mail que lhe enviaremos um texto explicativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário