sábado, 15 de junho de 2002

Os dogmas da Igreja Católica - Parte 10

Os Dogmas sobre os Sacramentos
 
Nas semanas anteriores vimos que Dogmas são verdades propostas pela Igreja Católica com o objetivo de aumentar a nossa fé. Já vimos os 28 primeiros Dogmas sobre Deus, criação do mundo, Ser Humano, Jesus Cristo, Maria e sobre o Papa e a Igreja.  Hoje apresentaremos mais 5 dogmas sobre os sacramentos.

Dogma 33: A Eucaristia é o sacramento instituído por Cristo – Não existem dúvidas de que Cristo instituiu a Eucaristia: "Fazei isto em memória de Mim..." (Lc 22,19). Nelas se cumprem todas as notas essenciais da definição do Sacramento: a matéria (o pão e vinho), a forma (as palavras da consagração) e a graça interna (a união com Cristo e a vida eterna).  Eis a fundamentação bíblica: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele" (Jo 6,56);  "Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna." (Jo 6,54).

Dogma 34: Cristo está presente na Eucaristia – Cristo está presente no Sacramento do altar pela transubstanciação de toda substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue.  "Transubstanciação" é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo.  Eis as Sagradas Escrituras: "Tomai, este é Meu Corpo..."(Mc 14,22); "Tomou o pão, e dando graças o deu a seus discípulos dizendo: Este é Meu Corpo..." (Lc 22,19).

Dogma 35: A Unção dos Enfermos é Sacramento instituído por Cristo – A Unção dos Enfermos é propriamente um Sacramento instituído por Cristo e promulgado pelo bem-aventurado apóstolo São Tiago.  São essenciais para o Sacramento: um sinal exterior da graça (óleo), forma (oração), efeito interior (perdão dos pecados) e a instituição por Cristo (“no nome do Senhor”, conforme Tg 5,10).  Eis o que diz a Bíblia: "Expulsavam muitos demônios e ungiam com azeite a muitos enfermos e os curavam" (Mc 6,13); "Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor..." (Tg 5,14).


Dogma 36: A Ordem é um Sacramento instituído por Cristo – No Novo Testamento existe um sacerdócio visível, que dá poder de consagrar e oferecer o verdadeiro Corpo e Sangue do Senhor e de perdoar os pecados.  É uma hierarquia instituída por ordenação Divina, que consta de Bispos, Presbíteros e Ministros. Eis as Sagradas Escrituras: Instituição dos diáconos: "Os quais (7 varões) foram apresentados aos Apóstolos, os quais, orando, lhes impuseram as mãos" (At 6,6); "Os constituíram presbíteros pela imposição das mãos" (At 14,22).

Dogma 37: O Matrimônio é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo – O Matrimônio, como instituição natural, é de origem divina. Deus criou os seres humanos varão e fêmea (Gn. 1,27) e depositou na mesma natureza humana o instinto de procriação. Deus abençoou o primeiro casal e lhes ordenou que se multiplicassem: "crescei e multiplicai, e povoai a terra" (Gn 1,28).  Cristo restaurou o matrimônio instituído e bendito por Deus, fazendo que recobrasse seu primitivo ideal da unidade e indissolubilidade e elevando-o a dignidade de Sacramento.  "Assim, pois, já não são dois, mas apenas uma só carne" (Mt 19,6); "Pelo qual, abandonará o homem a seu pai e a sua mãe, e se juntará a sua mulher, e serão dois em uma só carne" (Gn 2,23);  "O que Deus uniu o homem não o separe" (Mc 10,9); "Este Sacramento é grande mas em Cristo e na Igreja" (Ef 5,32).

 


QUER LER MAIS?


            Se você quiser saber mais detalhes sobre os Dogmas da Igreja Católica, solicite e lhe enviaremos gratuitamente todo o material disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário