sábado, 29 de maio de 2010

O Espírito vos guiará para a verdade plena


Estamos no contexto da Última Ceia e do discurso de despedida que antecede a “hora” de Jesus. Depois de constituir a comunidade do amor e do serviço (Jo 13,1-17) e de apresentar o mandamento fundamental que deve dar corpo à vida dessa comunidade (Jo 15,9-17), Jesus vai definir a missão da comunidade no mundo: testemunhar acerca de Jesus, com a ajuda do Espírito (Jo 15,26-27).

 

Espírito – Jesus avisa, no entanto, que o caminho do testemunho deparará com a oposição decidida da religião estabelecida e dos poderes de morte que dominam o mundo (Jo 16,1-4a); mas os discípulos contarão com o Espírito: Ele irá ajudar e dará segurança no meio da perseguição (Jo 16, 8-11).

 

Desafios – De resto, a comunidade em marcha pela história irá se encontrar, muitas vezes, diante de circunstâncias históricas novas entre as quais terá de tomar decisões práticas: também aí se verá a presença do Espírito, que ajudará a responder aos novos desafios e a interpretar as circunstâncias à luz da mensagem de Jesus (Jo 16,12-15).

 

Ajuda – O tema fundamental desta leitura tem, portanto, a ver com a ajuda do Espírito aos discípulos em caminhada pelo mundo. Jesus começa por dizer aos discípulos que há muitas outras coisas que eles não podem compreender de momento (vers. 12). Será o “Espírito da Verdade” que guiará os discípulos para a verdade, que comunicará tudo o que ouvir a Jesus e que interpretará o que está para vir (vers. 13).

 

Guia – De maneira alguma, isso significa que Jesus não revelou tudo o que havia para revelar ou que a sua proposta de salvação/libertação ficou incompleta. As palavras de Jesus a respeito da ação do Espírito referem-se ao tempo da existência cristã no mundo, ao tempo que vai desde a morte de Jesus até a “parusia”, isto é, a volta gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos, para estar presente ao Juízo Final. Como será possível aos discípulos, no tempo da Igreja, continuar a captar, na fé, a Palavra de Jesus e a guiar a vida por ela?

 

A resposta – Jesus é claro ao responder “Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer”. Ou seja, afirma que é o Espírito da verdade, que fará com que sua proposta continue a ecoar todos os dias na vida da comunidade e no coração de cada crente; além disso, o Espírito ensinará a entender a nova ordem que se segue à cruz e à ressurreição e a ajudará a discernir, a partir das circunstâncias concretas que a vida vai colocando, como proceder para continuar fiel às suas propostas.

 

Referência – O Espírito não apresentará uma doutrina nova, mas fará com que a Palavra de Jesus seja sempre a referência da comunidade em caminhada pelo mundo e que essa comunidade saiba aplicar a cada circunstância nova que a vida apresentar, a proposta de Jesus.

 

Fonte? – Aonde irá o Espírito buscar essa verdade que vai transmitir continuamente aos discípulos? A resposta é: ao próprio Jesus – “O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês” (vers. 14). Assim, Jesus continuará em comunhão, em sintonia com os discípulos, comunicando-lhes a sua vida e o seu amor. Tal é a função do Espírito: realizar a comunhão entre Jesus e os discípulos em marcha pela história.

 

Comunhão – A última expressão deste texto (“Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês”) sublinha a comunhão existente entre o Pai e o Filho. Essa comunhão atesta a unidade entre o plano salvador do Pai, proposto nas palavras de Jesus e tornado realidade na vida da Igreja, por ação do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário