No trecho do Evangelho lido neste
domingo, Jesus chama os primeiros apóstolos. E começa com Simão, Tiago e João,
convidando-os a serem pescadores de homens.
Época – Estamos na
Galiléia, no início do ministério de Jesus, por volta do mês de maio/junho do
ano 28 d.C.. Jesus já apresentou o seu programa na Sinagoga de Nazaré, como
anúncio da Boa Nova aos pobres e proposição da libertação para os prisioneiros…
Agora, já é possível notar os primeiros resultados da atividade de Jesus: à sua
volta começa a formar-se o grupo dos que foram sensíveis a essa proposta de
salvação e seguiram Jesus.
Hebreus – No Antigo Testamento, as narrativas de
vocação são feitas em estilo literário próprio, com sinais extraordinários e
visões, como vemos na vocação de Isaías (veja a primeira leitura da missa). No Novo
Testamento, a vocação de Paulo, descrita em Atos, também é narrada em estilo
semelhante. Não tendo sido chamado diretamente por Jesus em sua vida, Paulo – a
partir da visão de Jesus ressuscitado (veja segunda leitura da missa) – reivindica
para si o título de apóstolo.
Lago – Jesus adota um estilo próprio,
convocando as pessoas para fazerem parte de seu grupo. O evangelista Lucas
apresenta o chamado destes discípulos no contexto do ensino de Jesus. Jesus
inicia seu ministério em Cafarnaum, à beira do "mar" (aí o Rio Jordão
forma um grande lago, conhecido na região como "Mar da Galileia"). Lucas
o chama de "Lago de Genesaré". O centro desta narrativa é o anúncio
de Jesus.
Ensino – Jesus estava na margem do Lago de
Genesaré e a multidão apertava-se ao seu redor, para ouvir a palavra de Deus.
Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago e, subindo na barca de Simão, pediu
que se afastasse um pouco. Depois se sentou e, da barca, ensinava as multidões.
A barca (instrumento de pesca para Simão) passa a ser usada por Jesus para
anunciar a Palavra da Boa-Nova à multidão. E é na adesão a esta Palavra que se
obtêm bons resultados, imprevisíveis, como mostra a pescaria abundante.
Pesca – Jesus disse a Simão: "Avança para
águas mais profundas, e lançai vossas redes". Simão respondeu:
"Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção
à tua palavra, vou lançar as redes". Assim fizeram e apanharam tamanha
quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então, fizeram sinal aos
companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram
as duas barcas. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo:
"Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" A pesca imprevista
e abundante, sob a orientação de Jesus, é uma confirmação da força de sua
palavra.
Pescadores de homens – Tiago e João, que eram sócios de Simão,
também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: "De hoje em diante
tu serás pescador de homens". Então levaram as barcas para a margem,
deixaram tudo e seguiram a Jesus. Na pessoa de Simão, estes pescadores são
também chamados por Jesus a assumirem o anúncio da Boa-Nova.
Reflexões – O texto do Evangelho nos propõe cinco
reflexões:
Ser cristão é... estar com Jesus “no mesmo barco” (a comunidade cristã), de
onde a Palavra de Jesus se dirige ao mundo, propondo a todos a libertação.
Ser cristão é... escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, cumprir
as suas indicações, lançar as redes ao mar. Às vezes, as propostas de Jesus
podem parecer ilógicas, incoerentes, ridículas; mas é preciso confiar
incondicionalmente, entregar-se nas mãos d’Ele e cumprir à risca as suas
indicações.
Ser cristão é... reconhecer Jesus como “o Senhor”: é o que faz Pedro, ao
perceber como a proposta de Jesus gera vida e fecundidade para todos. O título
“Senhor” (grego, “Kyrios”) é o título que a comunidade cristã primitiva dá a
Jesus ressuscitado.
Ser cristão é... aceitar a missão que Jesus propõe: ser pescador de homens. Trata-se
de salvar o homem de morrer afogado no mar da opressão, do egoísmo, do
sofrimento, do medo.
Ser cristão é... deixar tudo e seguir Jesus. Esta alusão ao desprendimento
do discípulo é típica de Lucas: expressa que a generosidade e o dom total devem
ser sinais distintivos das comunidades e dos crentes que seguem Jesus.
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