sexta-feira, 29 de julho de 2022

Que pecado cometeram os habitantes de Sodoma?

 


 Na semana passada descrevemos o cataclismo que destruiu, por ordem divina, a cidade de Sodoma e outras cinco cidades do Mar Morto (conforme Gn 19). Trata-se de uma das punições mais terríveis relatadas na Bíblia (Gn 19,24-25). Mas, que pecado haviam cometido aqueles homens, para merecer tal condenação? Quais as atitudes, das pessoas de Sodoma e Gomorra, levaram Deus a condená-los?

 

Homossexualidade? – Costuma-se dizer, que o pecado dos sodomitas era a homossexualidade. Existe até, nas línguas modernas, uma série de palavras, como sodomia, sodomita, sodomizar, derivadas do nome da cidade. No entanto, se analisarmos o relato bíblico, vemos que esta é uma interpretação errada. O que era realmente a culpa os habitantes da cidade de Sodoma?

 

No Antigo Testamento – O primeiro a se lembrar dos pecados de Sodoma é o profeta Isaías, no século VIII a.C., que disse que os sodomitas praticavam um culto superficial, oprimiam os mais pobres (Is 1,10-17) e corrompiam os juízes (Is 3,9). No século VII a.C., Jeremias dá outra versão: dizia que o mal era o adultério, a mentira e a impenitência (Jr 23,14). No século VI a.C., Ezequiel afirma que os vícios dos sodomitas eram o orgulho, a gula e a preguiça (Ez 16,49-50). No século II a.C., o livro Eclesiástico identifica o vício com orgulho (Eclo 16,8). No século I a.C., o terceiro livro dos Macabeus afirma que o pecado sodomita era a arrogância (3Mac 2,5). Ou seja, em nenhum livro do Antigo Testamento, composto ao longo de vários séculos, é possível encontrar um único testemunho de que Sodoma praticava a homossexualidade.

 

Novo Testamento – O Novo Testamento também fala várias vezes do pecado de Sodoma: São Mateus (10,14-15; 11,23-24), São Lucas (10,12; 17,29), a Segunda Carta de Pedro (2,6-8), o Apocalipse (11,7-8). Mas ninguém especifica qual foi o pecado. Portanto, nenhum autor bíblico, quando fala do pecado de Sodoma, refere-se à homossexualidade. Isto é muito curioso, porque naquela época, as práticas homossexuais eram duramente condenadas e reprovadas em várias passagens bíblicas.

 

A mudança – No século II a.C., uma mudança na interpretação começou a ocorrer. Os judeus tiveram maior contato com as cidades de cultura grega, nas quais a homossexualidade não era apenas frequente, mas aceita socialmente. Para expressar com força o mal dessa prática, começaram a citar a história de Sodoma, como exemplo de rejeição divina para com ela. A primeira referência à nova interpretação encontra-se em um livro apócrifo judaico, do ano 50 a.C., chamado Testamento de Naphtali (4,1), no qual, pela primeira vez, identifica-se os sodomitas como homossexuais. A segunda menção é encontrada em outra obra judaica apócrifa, Livro dos Segredos de Enoque, do ano 50 d.C. Mais tarde, o historiador Flávio Josefo, em seu livro Antiguidades Judaicas, do ano 93 d.C., conta a mesma coisa e é o primeiro a usar a palavra "sodomia" para se referir, em geral, à prática homossexual.

 

Um pecado mais grave – Hoje, os estudiosos sustentam que o pecado dos sodomitas era a falta de hospitalidade. De fato, no mundo antigo, especialmente em Israel, uma das principais obrigações era oferecer hospedagem aos estrangeiros. Os profetas a tinham entre as principais virtudes (Is 58,7). Jó diz que sempre a praticou em sua vida (Jó 31,32). Era considerada uma ação tão nobre que até Deus a praticou (Sl 39,13). Sua observância era capaz de purificar qualquer pecado, como se vê na história da destruição de Jericó, em que Deus matou todos os seus habitantes, exceto uma prostituta, a quem ele protegeu, pois, poucos dias antes, havia hospedado dois hebreus em sua casa (Js 6,22-25). Por esta razão, quando os mensageiros divinos chegaram a Sodoma, Ló ofereceu-lhes hospedagem em sua casa, em conformidade com esta regra. Em vez disso, os sodomitas, sem qualquer solidariedade, preferiram humilhá-los, para mostrar seu desprezo pelos estrangeiros.

 

Jesus – Um último fato que corrobora essa interpretação é oferecido pelo próprio Jesus, quando envia seus discípulos para pregar de casa em casa. Ele lhes diz: “Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade." Vemos que Jesus compara Sodoma com as cidades que não querem acomodar seus discípulos. Portanto, na época de Jesus, Sodoma era famosa por não ter sido hospitaleira.

 

Fico Curioso? – Se você gostou do assunto e quer ler mais, podemos lhe oferecer os textos citados: o apócrifo “Testamento de Naphtali” (6 pág. em português), o “Livro dos Segredos de Enoque” (30 pág. em português) as “Antiguidades Judaicas” do historiador “Flavio Josefo” (1.627 pág. em português). Solicite por E-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário