sábado, 10 de março de 2001

A Formação dos Evangelhos: Parte 8 – A dispersão dos Apóstolos

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 10/03/2001

O Evangelho – Como já vimos, os membros da comunidade cristã primitiva pregavam o Evangelho (Boa Nova) de Cristo em toda a Palestina. Era o Evangelho Oral. Com o objetivo de atingir outros povos, os apóstolos saíram de Jerusalém (também forçados pelas perseguições) e se fixaram em outras comunidades.

A dispersão – Tendo em mente a consolidação da mensagem cristã, os apóstolos e discípulos da Igreja primitiva foram enviados para as várias comunidades. Isto aconteceu numa data posterior ao ano de 54 d.C.

Por que 54 d.C. – No ano de 54 aconteceu uma visita de Paulo aos apóstolos em Jerusalém, conforme relatado na Carta de São Paulo aos Gálatas. Eis o texto de Gal 2,1-9: "Depois, quatorze anos mais tarde [a contar de 40 d. C. conforme Gal 1, 18-20], é que subi outra vez a Jerusalém, acompanhado de Barnabé e levando comigo Tito. Tiago, Cefas [Pedro] e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo: nós iríamos aos pagãos e eles aos judeus."

A "História Eclesiástica" - O envio dos apóstolos é narrada em detalhes no livro "História Eclesiática" de Eusébius de Cesaréia: "Enquanto isto os santos apóstolos e discípulos de nosso Salvador foram dispersados por todo o mundo. Parthia, de acordo com a tradição foi entregue a Tomé como seu campo de trabalho, Scythia para André, Ásia para João que viveu lá por algum tempo e morreu em Éfeso. Pedro parece ter pregado para os judeus da dispersão em Pontus, Galatia, Bithynia, Capadocia e Ásia. No final viveu em Roma onde foi crucificado (por próprio pedido) de cabeça para baixo. Sobre Paulo, ele pregou o Evangelho de Cristo de Jerusalém para Illyricum, e depois foi martirizado por Nero."

Os outros – Também sabemos que Mateus permaneceu em Jerusalém, enquanto Tiago (menor) foi martirizado (apedrejamento) no ano 62. Tiago (maior) pregou em Jerusalém, Filipe foi para Hierápolis, Simão (o cananeu) foi para Pérsia e Armênia e Judas Tadeu pregou na Judéia e Samaria.

(na próxima semana falaremos sobre o primeiro Evangelho)

Lendo e Aprendendo:

Se você quer uma leitura mais profunda do livro "A História Eclesiática", escrito por Eusébius de Cesaréia, solicite por E-mail que lhe enviaremos (gratuitamente) os arquivos dos textos (em inglês). Eusebius Pamphili (viveu entre 260 e 340 d.C.) foi um estudioso bíblico, historiador, com grande influência política sobre a Igreja. Em 303 d.C. foi bispo de Cesaréia Marítima. O livro, conhecido também como "História da Igreja". trata-se, talvez, do mais importante documento histórico da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário