sábado, 17 de março de 2001

A Formação dos Evangelhos: Parte 9 – O Primeiro Evangelho Escrito

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 17/03/2001


O texto – Depois da morte de Pedro, surgiu nas comunidades cristãs um texto anônimo, que fazia uma compilação completa da vida e morte de Cristo. Inúmeras testemunhas atribuem o texto a Marcos (ou João Marcos). Este texto, embora tenha sido o primeiro a ser escrito, aparece em nossas Bíblias como o 2º Evangelho.

O autor – Marcos era filho de família cristã, pertencia a linhagem sacerdotal, pois era primo do levita Barnabé (ver Col 4,10), e teria sido batizado por Pedro que o chama de "Marcos, o meu filho" (ver 1Pr 5,13). A tradição da Igreja identifica a casa dos pais de Marcos como local da Última Ceia, bem como onde se reuniram os apóstolos em Atos 1,13. Pedro ao sair do cárcere no ano 44, imediatamente se dirigiu à casa dos pais de Marcos, encontrando muitos discípulos reunidos em oração. Marcos também é identificado como o jovem que assistia a prisão de Jesus no Getsêmani (Mc 14,51s) apenas coberto com um lençol; ao ser abordado pelos soldados, deixou o lençol e fugiu nu (esta identidade pode ter alguma sustentação, afinal, quem iria se lembrar de redigir, quase 40 anos depois, um detalhe de tão pouca importância, senão o próprio autor).

Ainda Marcos – Marcos não pertenceu ao grupo dos 12 apóstolos, como também não seguia o grupo de Jesus, pois deveria ser criança nos anos de pregação (entre 27 e 30 d.C.). Aparece como ajudante de Paulo e Barnabé em sua primeira viagem apostólica no ano de 45 d.C. (veja At 13,5), desistindo no meio da viagem e fazendo com que Paulo não o aceitasse como companheiro na segunda viagem (49/50 d.C.). Doze anos mais tarde (61/63) acompanhou o apóstolo Paulo na prisão, em Roma. Também acompanhou Pedro na mesma cidade entre 63 e 64 d.C.. Em 66 d.C. Marcos aparece na Ásia, sendo recomendado por Paulo a Timóteo para que o leve consigo nas pregações, pois "ele é precioso no que toca ao ministério", indicando que Marcos deveria ser um ótimo catequista (confira em 2Tim 4,11).

São Marcos – Não se sabe exatamente qual o destino do discípulo após a morte de São Pedro e São Paulo. Alguns escritores antigos narram que ele foi para o Egito, onde fundou a sede episcopal de Alexandria (dado incerto). São Marcos é anualmente cultuado como mártir em 25 de abril; suas relíquias estão na majestosa basílica de Veneza.

Época do Evangelho – O texto foi escrito após a morte de Pedro (morto em 64, vítima da perseguição de Nero) e antes da guerra judaica (entre 68 e 71 d.C.). Assim, podemos datar o Evangelho de Marcos entre os anos de 65 e 70 d.C. (portanto de 35 a 40 anos após a morte de Cristo). Os principais testemunhos da autoria e época de composição são de Pápias (bispo de Hierápolis, na Ásia Menor, falecido em 130 d.C.), que descrevia Marcos como interprete de Pedro; Irineu (bispo de Lyon, na Gália, nasceu em 120 d.C. e morreu em 202 d.C.); Clemente de Alexandria (padre apostólico da Igreja de Alexandria no final do século II).
(na próxima semana falaremos sobre o texto do Evangelho de Marcos)

LENDO E APRENDENDO:

Se você quer conhecer o texto de Pápias, intitulado "Explicações dos Discursos do Senhor", um dos primeiros e mais preciosos textos do cristianismo, solicite por carta ou E-mail que lhe enviaremos gratuitamente (já traduzido para o português). Pápias foi bispo de Hierápolis, viveu entre os anos 60 e 130 d.C., tendo conhecido os apóstolos e discípulos e participado da formação das primeiras comunidades cristãs. Neste texto, Pápias fala sobre o Evangelho oral e o Evangelho escrito (ele considerava o primeiro mais importante), descreve o parentesco de Jesus e seus primos e atribui claramente a autoria do 1º Evangelho a Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário