sábado, 3 de março de 2001

A Formação dos Evangelhos: Parte 7 – O "Evangelho de Tomé"

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 03/03/2001

A descoberta – Em 1945 foram encontrados nas proximidades da cidade de Nag-Hammadi, no Egito, diversos manuscritos em papiro, escritos em copta, língua dos cristãos egípcios. O texto ficou conhecido como ‘Evangelho de Tomé’, tendo despertado grande interesse entre os pesquisadores do cristianismo primitivo. Este evangelho não é canônico (reconhecido pela Igreja), portanto não faz parte de nossas Bíblias, mas trata-se de uma importante descoberta histórica pois, certamente, o "Evangelho de Tomé" foi a transcrição da pregação dos primeiros cristãos (evangelho oral).

Quando foi escrito? – Existe uma grande polêmica sobre a data em que foi escrito o texto. Alguns estudiosos situam sua composição no final do primeiro século ou início do século II, enquanto que estudos mais recentes indicam a sua redação entre os anos 50 e 60 d.C. Isto coloca o "Evangelho de Tomé" como contemporâneo, ou até anterior, aos Evangelhos Canônicos, mostrando em detalhes a pregação oral.

O autor – Na primeira frase do texto, o autor se identifica como Tomé da seguinte forma: "São estas as palavras ocultas proferidas por Jesus, o vivente, e escritas por Dídimo Judas Tomé." Portanto o texto é atribuído ao apóstolo Tomé (citado na lista dos apóstolos, Mt 10,3), que pregou na Igreja da Síria.

Qual o conteúdo do Evangelho de Tomé – O texto apresenta uma lista de 114 frases atribuídas a Jesus. Não existe história, nem uma seqüência natural de fatos, nem descrições da vida ou ensinamentos de Cristo. Nada é comentado sobre o nascimento, infância, vida pública, julgamento, morte ou ressurreição de Cristo. Apenas uma coleção de pronunciamentos iniciados pelas palavras "Jesus disse" ou "Ele disse".

Relação com os evangelhos canônicos – Das 114 frases atribuídas a Jesus, inúmeras são passagens contidas nos evangelhos canônicos. 47 frases do "Evangelho de Tomé" têm paralelo no Evangelho de Marcos, 17 aparecem em Mateus, 4 em Lucas e 5 em João. 65 frases de Jesus são inéditas. A comparação com o ‘documento Q’ (descrito nesta coluna na semana passada) nos apresenta 40 passagens semelhantes, o que coloca o ‘Evangelho de Tomé’ como fonte primária de dados sobre Jesus.

Uma passagem inédita – "Perguntaram-lhe os discípulos: A circuncisão é útil ou não? Respondeu-lhes: Se fosse proveitosa, o pai geraria os filhos circuncidados desde o seio materno. Mas verdadeira circuncisão, a espiritual, é inteiramente proveitosa." (Ev To, 53).

(na próxima semana falaremos sobre a expansão dos cristãos pelo mundo)

Você quer conhecer o "Evangelho de Tomé"?

Se você ficou curioso sobre o "Evangelho de Tomé" e gostaria de ler o texto completo com as correlações com os Evangelhos canônicos, solicite por E-mail ou por carta que lhe enviaremos o texto (já traduzido para o português). Junto com os textos também lhe enviaremos explicações e comentários sobre o "Evangelho de Tomé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário