sábado, 9 de junho de 2001

A Formação dos Evangelhos: Parte 20 – Os problemas do texto de João

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 09/06/2001


A origem do texto – Como já vimos nas semanas anteriores, a maioria dos estudiosos atribui a composição do texto do Evangelho de João a uma personalidade coletiva, ou seja, um Evangelho composto por muitos autores que relatavam a tradição da comunidade de Éfeso. Esta composição de textos gerou um Evangelho com inúmeras adições, remendos e diversos estilos de redação.

Capítulos truncados – Os capítulos 4 e 5 acabam de forma abrupta, aparentando que a história foi cortada, sem continuidade com os capítulos seguintes. Alguns exegetas (estudiosos dos textos bíblicos) sugerem a colocação do Cap. 5 entre os Cap. 6 e 7, o que melhoraria a cronologia do texto. Outra solução seria o Cap. 5 entre os versículos 7,14 e 7,15, o que faria dos versículos seguintes (7,15 até 7,24) uma conclusão para o capítulo 5. Faça o teste ...

As adições – Existem vários trechos que foram claramente adicionados ao texto original: o episódio da mulher adúltera (de Jo 7,53 até 8,11) é um deles. Veja que em Jo 8,9 toda a multidão se retira e em Jo 8,12 a multidão volta a estar presente. Em Jo 11,2 o autor descreve o episódio em que Jesus ressuscita Lázaro, citando a unção dos cabelos de Jesus por Maria, fato este que o Evangelho só registra no capítulo seguinte (veja em Jo 12,3).

Mais adições – Alguns exegetas chegam a afirmar que os capítulos 15, 16 e 17 são uma adição posterior ao texto original, embora com redação semelhante ao restante do texto. Devemos notar a perfeita continuidade existente entre o final do capítulo 14 e o início do capítulo 18.

A adição final – É muito claro que o texto original do Evangelho termina no capítulo 20. Os versículos Jo 20, 30-31 são um encerramento da história. O epílogo (capítulo 21) não apresenta características do mesmo autor do Evangelho, mudando até o tempo do verbo. Talvez seja um complemento redigido por discípulos do autor principal (ver os dois últimos versículos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário