quarta-feira, 13 de junho de 2001

Quem era o apóstolo que Jesus amava

Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – 30/06/2001

Embora a tradição da Igreja sempre tenha atribuído ao apóstolo João esta honra de ser ‘o mais próximo a Jesus’, não existe qualquer citação explícita nos Evangelhos sobre quem seria o apóstolo amado. A maioria dos estudiosos concorda com a Igreja, enquanto outros preferem indicar Lázaro (o amigo discípulo de Jesus, ressuscitado depois de 3 dias) ou Marcos (ou João Marcos, a quem é atribuído a autoria do 2º Evangelho). Alguns autores fazem uma análise comparativa entre diversas citações dos textos evangélicos na tentativa de decifrar quem seria o discípulo amado.

Vamos desvendar este mistério? Pois bem, pegue um exemplar da Bíblia (ou do Novo Testamento) e siga os 6 passos seguintes:

Primeiro Passo – O discípulo amado era um dos doze apóstolos, pois estava presente na Última Ceia. Confira em Mc 14,17 (ou Lc 22,14) onde é garantida a presença dos doze apóstolos na Última Ceia, e em Jo 13,23 onde é confirmada a presença do discípulo amado entre eles.

Segundo Passo – O discípulo amado era um dos 7 que estavam na aparição à beira do lago: Conforme Jo 21,2 estavam na beira do lago Simão Pedro, Nataniel, João e Tiago (filhos de Zebedeu) e dois outros não citados. Confira em Jo 21,7 que o discípulo amado era um deles.

Terceiro Passo – É um dos discípulos próximos de Jesus. Sabemos que Tiago, João e Pedro eram mais próximos de Jesus. Confira em Mc 5,37-38 na ressurreição da filha de Jairo, na Transfiguração (Mc 9,2-3), ou no Getsêmani (Mc 14,33). Notar que no Anúncio da Ruína do Templo (Mc 13,3) aparece também o apóstolo André e que na descoberta do túmulo vazio (Jo 20,2-10) estavam apenas Pedro e o discípulo amado.

Quarto Passo – O discípulo amado não é Pedro, pois Pedro é diferenciado do apóstolo amado na Última Ceia (confira em Jo 13,23-24), à beira do lago (Jo 21,7 e Jo 21,20) e no túmulo (Jo 20,2).

Quinto Passo – Não é Tiago, pois o texto de Jo 20,20-23 poderia indicar que o discípulo amado teria longevidade. Tiago, irmão de João, morreu apedrejado no ano 44 d.C. (confira At 12, 2), sendo o primeiro apóstolo mártir.

Sexto Passo Portanto, o discípulo amado só pode ser João, filho de Zebedeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário