Coluna "Ser Católico" – Jornal da Cidade – Bauru – 29/09/2001
Estamos iniciando hoje uma série de artigos sobre a formação da Bíblia católica. Estaremos estudando o catálogo de livros sagrados que formam a Santa Escritura da Igreja Católica.
O que é Cânon? – Cânon é uma palavra de origem grega (Kanón), que significa regra, ou medida. Em sentido figurado significa norma de vida (regra). Os primeiros cristãos falavam do cânon da fé ou da verdade, para designar a doutrina revelada por Deus, que era critério para julgar qualquer doutrina humana e para nortear a vida dos cristãos.
Cânon – Quando os cristãos estabeleceram oficialmente os textos da Igreja, a palavra cânon também foi usada para significar catálogo, tabela, registro. Neste sentido, os cristãos passaram a falar do cânon bíblico ou cânon da Bíblia para significar o catálogo dos livros bíblicos. Todos os livros pertencentes ao cânon bíblico são inspirados por Deus.
Derivações – A palavra canônico significa ‘conforme o cânon’. Portanto um livro canônico significa um texto catalogado no cânon da Igreja. Protocanônico são os livros catalogados em primeiro (próton) lugar; deuterocanônico são os livros catalogados em segunda instância (dêuteron) ou após controvérsia.
Apócrifo – Texto apócrifo significa um livro oculto, não lido nas assembléias públicas de culto das comunidades cristãs. Era reservado à leitura particular. Em conseqüência, um livro apócrifo é um livro não canônico ou não catalogado, embora tenha o estilo de escrita de um livro canônico. Exemplos de textos apócrifos são o Evangelho de Tomé, o Evangelho da Infância, O Evangelho de Pedro, A Carta de Barnabé, etc.
Quantos livros? – O Cânon Católico compreende 72 livros, sendo 45 livros do Antigo Testamento (AT) e 27 do Novo Testamento (NT). Para guardar na memória lembre sempre que o número de livros do NT (27) é o inverso no número total de livros da Bíblia (72). O Cânon dos Livros da Bíblia foi estabelecido por um decreto no Concílio de Trento, entre 1545 a 1563.
Edições atuais – As traduções atuais da Bíblia podem levar o leitor a algumas confusões. O capítulo 6 do ‘Livro de Baruc’ pode ser encadernado como um livro a parte, chamado de ‘Carta de Jeremias’. O mesmo acontece com o ‘Livro de Jeremias’: os seus 5 últimos capítulos podem ser encadernados como ‘Livro das Lamentações’. Assim, em vez de termos 72 livros, é possível encontrarmos Bíblias Católicas com 73 ou 74 livros, conforme a tradução adotada.
Conteúdo – O que deve ficar bastante claro é que, para qualquer tradução, o conteúdo será sempre o mesmo. Apenas os textos estão dispostos de forma diferente. Você já teve a curiosidade de verificar qual a disposição dos textos de sua Bíblia?
Católica e Protestante – É importante salientar que as Bíblias editadas pelos protestantes não contêm 7 livros existentes nas Bíblias católicas. São eles os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruk, Eclesiástico, 1º e 2º de Macabeus. Também não contêm partes dos Livros de Ester e de Daniel. Você já teve a curiosidade de verificar se a sua Bíblia é católica ou protestante?
Nenhum comentário:
Postar um comentário